في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
A IOTA é uma criptomoeda, que surgiu da necessidade de soluções financeiras, seguras e descentralizadas voltados para Internet das coisas (IoT), foi descrita em 2016 porém os primeiros conceitos surgiram em 2014. Sua proposta permite a realização de micro ou nano pagamentos sem custos, que possa ser executado em dispositivos embarcados, sensores e quaisquer sistemas IoT. A tecnologia adjacente a IOTA é o Tangle, que foi descrita em 2016 no artigo "The Tangle" por um matemático russo/brasileiro chamado Serguei Popov. Popov se interessava por criptografia e participava de um fórum da criptomoeda Nxt, onde surgiram as discussões sobre o que viria a ser o projeto IOTA, o então matemático foi convidado a participar e escrever sobre a proposta, tendo em vista a sinergia entre seus trabalhos teóricos e o encaminhamento das soluções para o novo DLT.
Para compreender a proposta é importante ter em mente o contexto de seu surgimento. Boa parte de seus fundadores estavam trabalhando em um microprocessador ternário para IoT, além disso estavam familiarizados com alguma limitações da Blockchain. Diferentemente de criptomoedas mais conhecidas como Bitcoin, Ethereum e a maioria das restantes, o IOTA não usa blockchain em vez disso, ela usa "Tangle", um tipo grafo acíclico dirigido (DAG) criado por seus fundadores, descrito no artigo do Popov.
A nova tecnologia é um dos principais diferenciais desse cripto ativo, a IOTA não utiliza blocos sequenciais como na Blockchain, em vez disso cada nó do grafo é uma transação. Para que uma nova transação seja realizada é necessário que seu remetente aprove e verifique duas transações anteriores, ou seja os validadores são os próprios usuários que enviam ativos e precisam garantir que as transações aprovadas não estejam em conflito. Em teoria o design do Tangle o torna mais escalável e mais seguro a medida em que a rede aumenta.