في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
O Mundo em Queda Livre (em inglês: Freefall: America, Free Markets, and the Sinking of the World Economy, no original) é um livro sobre as causas e as consequências da Grande Recessão do economista e Prémio Nobel Joseph Stiglitz, publicado pela primeira vez em 2010.
Ainda que incidindo sobre as raízes da crise financeira de 2007–08 e o subsequente abrandamento económico global, que segundo ele se encontram principalmente na política fiscal conduzida durante a Presidência de George W. Bush e nas decisões tomadas pela Federal Reserve, Stiglitz também trata da incapacidade para lidar com a recessão nos meses posteriores à queda de Wall Street de 2008. Finalmente, esboça vários cenários quanto ao possível futuro da economia dos EUA, propondo vigorosamente uma política de profunda mudança. Em conformidade com posição geral de Stiglitz para com a política económica, O Mundo em Queda Livre contém "propostas para domar o sector bancário e fomentar um estilo mais humanista de capitalismo nos EUA e no exterior."
De acordo com uma avaliação no The Guardian, o livro "propaga a ideia de Eu avisei", porque, nos anos que antecederam a crise, Stiglitz "avisara repetidamente que os EUA estavam a caminhar para uma recessão profunda e dolorosa se não fossem realizadas intervenções preventivas."