في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
A primeira metade do séc. XIX na Suécia foi marcada na vida política interna pelo fim do regime absolutista e a sua substituição por uma monarquia constitucional, onde o poder ficava dividido entre o rei, o governo e o parlamento.
Igualmente marcante na vida política externa, foi a perda da Finlândia para o Império Russo em 1809. Quase em jeito de compensação, o Reino Unido e o Império Russo permitiram então à Suécia anexar a Noruega em 1814, cedida à força pelo Reino da Dinamarca e Noruega. Foi assim formada uma união pessoal dos dois países - os Reinos Unidos da Suécia e Noruega, ou mais simplesmente a União Suécia-Noruega (Svensk-norska unionen).
Com a elevação do marechal francês Jean-Baptiste Bernadotte a novo rei da Suécia, adotando nome de Carlos XIV João (Karl XIV Johan), uma nova dinastia entrou em cena: a Casa de Bernadotte, no trono do país até aos nossos dias.
Este período da história da Suécia acabou na altura em que o velho parlamento das classes sociais (fyrståndsriksdagen) foi abolido, e deu lugar ao parlamento de duas câmaras (tvåkammarriksdagen) em 1866.