Bacteriostático ( ) - Definition. Was ist Bacteriostático ( )
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist Bacteriostático ( ) - definition

Bacteriostática; Agente bacteriostático

Bacteriostático         
Um bacteriostático é um tipo de antibiótico. É um produto farmacêutico que tem como princípio terapêutico impedir a proliferação dos microrganismos.
bacteriostático         
adj (bactério2+estático) Med Diz-se do agente capaz de inibir o desenvolvimento das bactérias.
bacteriostático      
adj.s.m.
-bac
1 que ou o que causa bacteriostase
2 que ou aquilo que se encontra em bacteriostase (diz-se de bactéria)
-etim bacteriostase + ico , prov. adp. do ing. bacteriostatic , der. de bacteriostasis ; cp. port. -stase : -stá(s/t)ico

Wikipedia

Bacteriostático

Um bacteriostático é um tipo de antibiótico. É um produto farmacêutico que tem como princípio terapêutico impedir a proliferação dos microrganismos.

Detém a multiplicação de bactérias (fissão binária), seu aumento em número, mas não as matam, permitindo, num organismo, ao sistema imunológico a tarefa de eliminar a infecção. Antibióticos bacteriostáticos limitam o crescimento de bactérias por interferirem com a produção de proteína, a replicação do DNA ou outros aspectos do metabolismo celular bacteriano. Os agentes bacteriostáticos são frequentemente inibidores de síntese proteica e atuam por ligação aos ribossomas.

Um exemplo de aplicação dos bacteriostáticos é nos desodorantes.

Deve-se observar que são diferentes dos bactericidas, que matam as bactérias mas não destroem as células mortas, ocorre a morte das células mas não há a lise celular. Os bacteriolíticos são antibióticos que eliminam as bactérias, provocando a destruição da parede bacteriana, há a indução da morte celular por lise celular, levando visivelmente, em laboratório, à diminuição da turbidez de uma cultura bacteriana e do número de células viáveis. Bacteriolíticos inibem a síntese da parede celular em bactérias, um exemplo é a penicilina.

Os bacteriostáticos são agentes quimioterápicos da classe dos antibióticos que detêm o crescimento de determinadas bactérias, dificultando sua proliferação e deixando ao sistema imunitário a tarefa de eliminar as bactérias que já estão presentes no organismo.

O mecanismo de ação usual é a modificação das proteínas e/ou o rompimento da membrana plasmática, ambos essenciais para a proliferação bacteriana.