látiro - Definition. Was ist látiro
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist látiro - definition

Cleopatra Selene I; Selene (esposa de Ptolemeu Látiro)

lati      
elem comp (lat latu) Exprime a idéia de largo: laticolo, laticórneo.
Late         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO DE UM PROJETO DA WIKIMEDIA
m.
O mesmo que cegonha.
(T. asiat.)
Látiro      
sm Bot
1 Gênero (Lathyrus) de plantas da família das Leguminosas, que inclui muitas ervilhas, o chicharo, o cizirão, que diferem das espécies do gênero Piso em não terem o estilo sulcado.
2 Planta desse gênero.

Wikipedia

Cleópatra Selene I

Cleópatra Selene I (131 - 69 a.C.) foi uma rainha ptolemaica e selêucida.

Cleópatra era a filha mais nova do rei Ptolemeu VIII Evérgeta II e de Cleópatra III. Ptolemeu VIII Evérgeta II e Cleópatra III tinham dois filhos e duas filhas, e quando Ptolemeu morreu, deixou para a viúva escolher qual dos dois filhos seria o rei. Os dois filhos eram Ptolemeu IX Sóter II e Ptolemeu X Alexandre I; Cleópatra III gostaria de indicar o mais novo, mas, por pressão do povo, nominou o mais velho, Ptolemeu IX Sóter II, e, em 114 a.C.,[carece de fontes?] fez ele se divorciar de sua esposa e irmã Cleópatra IV e se casar com outra irmã, Cleópatra Selene I.

Através desta acção Cleópatra III pretendia livrar-se de uma filha que considerava poder vir a ser uma adversária, colocando no seu lugar Cleópatra Selene, que lhe parecia mais influenciável.

Em 108 a.C. a sua mãe liderou um levantamento popular contra Ptolemeu IX que obrigou este a abandonar o Egito. Cleópatra III fez Cleópatra Selene I se divorciar do irmão, Ptolemeu IX, com quem ela tinha dois filhos. Cleópatra Selene I permaneceu em Alexandria, capital do Egito ptolemaico, junto com a mãe. Em Chipre Ptolemeu IX reuniu um exército, com o qual viria a conquistar a Judeia.

Encontrando-se de novo ao serviço das políticas da mãe, Cleópatra Selene I foi enviada à Síria selêucida, para se casar com Antíoco VIII Gripo, que disputava o trono com o seu meio-irmão Antíoco IX de Cízico desde 121 a.C.. Antíoco Gripo havia sido casado com Trifena, e Antíoco de Cízico com Cleópatra IV, a primeira esposa de Ptolemeu IX; Trifena e Cleópatra IV eram irmãs, mas Cleópatra IV fora morta a mando de Trifena, e Trifena fora morta por Antíoco de Cízico.

Cleópatra Selene I casou com Antíoco VIII Gripo, mas este foi assassinado em 96 a.C. por um general. A mãe de Cleópatra viria igualmente a falecer, possivelmente assassinada por um dos seus filhos. Cleópatra Selene I optou por casar com Antíoco IX, que já tinha sido casado com a sua irmã Cleópatra IV mandada assassinar por Trifena. Porém, este casamento durou pouco tempo, pois Antíoco IX faleceu numa batalha em 95 ou 94 a.C..

Antíoco X foi o novo rei selêucida entre 94 e 92 a.C. e foi com este que Cleópatra Selene I decidiu aliar-se , concretizando mais um casamento. Após a morte deste, Cleópatra Selene I mudou-se para a cidade de Ptolemais na Fenícia, onde viveu com os seus filhos em paz durante cerca de vinte anos.

Em 75 a.C. tentou contestar o reinado de Ptolemeu XII, enviando os seus filhos a Roma, a potência em ascensão da época. Contudo, os Romanos não atenderam às suas pretensões. Cleópatra esforçou-se igualmente para colocar o seu filho Antíoco Asiático como rei da Síria. No entanto, o rei Tigranes I da Arménia dominava a zona e este derrotou o exército da rainha, que seria capturada e assassinada em Selêucia em Zeugma, no ano de 69 a.C..