logos - Definition. Was ist logos
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist logos - definition

TERMO DA FILOSOFIA E PSICOLOGIA

logos         
sm (gr lógos)
1 Na filosofia de Platão, a razão como manifestação ou emanação do ser supremo.
2 Na filosofia de Heráclito e dos estóicos, o princípio racional que governa e desenvolve o universo.
3 Na teologia cristã, o verbo de Deus, Cristo, segunda pessoa da Santíssima Trindade.
Logo         
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Linguagem de programação Logo
adv.
Em seguida; immediatamente: respondi-lhe logo.
Breve; daqui a pouco: eu logo venho.
Portanto, por consequencia: mentiste; logo, és indigno...
M. ant.
Morada, residência.
Lugar. Cf. Eufrosina, 224.
(Do lat. locus)
logos      
s.m.2n.
1 -fil ver razão (fil)
2 -fil para Heráclito de Éfeso (sV a.C.), conjunto harmônico de leis, regularidades e conexões que comandam o universo, formando uma inteligência cósmica onipresente que se plenifica no pensamento humano
3 p.ext.
-fil no estoicismo , força criadora e mantenedora do universo, agindo como princípio ativo que anima, organiza e guia a matéria, além de determinar a lei moral, o destino e a faculdade racional dos homens
4 -fil no misticismo filosófico de Fílon da Alexandria (sI d.C.), no neoplatonismo e no gnosticismo , inteligência ativa, transformadora e ordenadora de Deus em sua ação sobre a realidade, semelhante a um instrumento de ação ou um princípio intermediário entre a divindade e o universo material
5 p.ext.
-fil rel no Evangelho de João, o Deus criador e seu filho, Jesus Cristo, que pode ser entendido como a encarnação no mundo do poder e saber absolutos da razão divina [Denominação escolhida pelo evangelista prov. em decorrência da grande divulgação filosófica do termo no mundo helenístico.] F inicial maiúsc.
6 p.ext.
-rel teol na filosofia patrística dos primórdios da Igreja, sabedoria divina manifestada no mundo, revelada plenamente em Cristo, e refletida palidamente na inteligência humana F inicial maiúsc.
-etim gr. lógos,ou 'linguagem, proposição, definição; palavra; noção, razão; senso comum; motivo; juízo, opinião; estima, valor que se dá a uma coisa; explicação; a razão divina'; ver log(o)-

Wikipedia

Logos

Lógos (UK: /ˈloʊɡɒs, ˈlɒɡɒs/, US: /ˈloʊɡoʊs/; Grego antigo: λόγος, translit. lógos; de λέγω, légō, lit. 'Eu digo') é um termo na filosofia ocidental, psicologia, retórica e religião derivada de uma palavra grega que significa, "fundamento", "pleito", "opinião", "expectativa", "pensamento", "palavra", "fala", "conta", "razão", "proporção" e "discurso", mas se tornou um termo técnico na filosofia ocidental, começando com Heráclito (535 a.C. - 475 a.C.), que usou o termo para um princípio de ordem e conhecimento. Logos é a lógica por trás de um argumento. Logos é persuadir uma audiência usando argumentos lógicos e evidências de apoio. Logos é uma técnica persuasiva usada frequentemente na escrita e retórica.

Os filósofos gregos antigos usavam o termo de maneiras diferentes. Os sofistas usaram o termo para significar discurso; Aristóteles aplicou o termo para se referir ao "discurso fundamentado" ou "o argumento" no campo da retórica e o considerou um dos três modos de persuasão ao lado do ethos e do pathos. Os filósofos estóicos identificaram o termo com o princípio divino de animação que permeia o Universo. Dentro do judaísmo helenístico, Fílon de Alexandria ( 20 a.C. - 50 d.C.) adotou o termo em filosofia judaica. O Evangelho de João identifica o Logos, através do qual todas as coisas são feitas, como divinas (theos), e identifica ainda mais Jesus Cristo como o Logos encarnado. O termo também é usado no Sufismo e na psicologia analítica de Carl Jung.

Embora seja popularmente traduzida como "palavra", o termo grego para tal seria Lexis (λέξις), que também vem da "légō". Esse erro de tradução provavelmente se popularizou com a Bíblia, quando o filósofo Fílon da Alexandria descreveu Jesus como "o logos de Deus". (Supõe-se que, na incapacidade de traduzir a palavra, o tradutor correlacionou-a com légō e sua derivada lexis, popularizando o erro.)

Logos sintetiza vários significados que, em português, estão separados, mas unidos em grego. Vem do verbo légō (no infinitivo: légein) que significa:

  1. Aquilo que é dito: palavra, frase, discurso, história, debate, expressão;
  2. Aquilo que é pensado: razão, consideração, computação, cálculo, escolha, enumeração;
  3. Uma conta, explicação ou narrativa, justificação, valor atribuído a alguma coisa;
  4. Assunto de discussão, motivo, causa, razão de alguma coisa;
  5. (Cristianismo) A palavra ou sabedoria de Deus, identificada por meio de Jesus no Novo Testamento.

Lógos reúne numa só palavra quatro sentidos principais: (1) linguagem; (2) pensamento ou razão; (3) norma ou regra; (4) ser ou realidade íntima de alguma coisa. – Logía, que é usado como segundo elemento de várias palavras compostas, indica: conhecimento de; explicação racional de; estudo de. O lógos dá a razão, o sentido, o valor, a causa, o fundamento de alguma coisa, o ser da coisa. É também a razão conhecendo as coisas, pensando os seres, a linguagem que diz ou profere as coisas, dizendo o sentido ou o significado delas.

Na teologia cristã o conceito filosófico do Logos viria a ser adaptado no Evangelho de João, o evangelista se refere a Jesus Cristo como o Logos, isto é, a Palavra: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra é Deus" João 1:1 (εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος)

(Há traduções do Evangelho em que Logos é o "Verbo"). O Logos também pode ser visto como o "Motivo" de todas as coisas, sendo a causa que explica o anseio existencial humano tão discutido pela filosofia.

Para muitos cristãos, a vida da pessoa que se tornou conhecida como Jesus Cristo não começou aqui na terra. Segundo essa compreensão, Ele mesmo teria falado da sua vida celeste pré-humana (Jo 3:13; 6:38, 62; 8:23, 42, 58). De acordo com uma compreensão corrente entre os cristãos, o livro João 1:1,2 fornece o nome celeste daquele que se tornou Jesus, dizendo: “No princípio era o Verbo [“Verbo”, Al; CBC; gr.: Lógos], no princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus. Ele estava no princípio com Deus.”

Obs.: Por se tratar de um termo anterior aos escritos do novo testamento, deve ser visto como tal, e para isso interpretado de forma a trazer o seu entendimento no contexto das escrituras no tempo. João do evangelho, ao escrever seu texto, como pode ser verificado de Jo 1:1 até Jo 2:11, faz referência direta ao significado de logos como até então era conhecido em meio as civilizações existentes, trazendo a imagem de uma força criadora, eterna, auto-suficiente que segundo o próprio texto encarnou em forma humana na pessoa de Jesus a partir do seu nascimento e manifestado aos homens na sua essência, isto é, em amor, e tudo isso para estar de acordo com a economia divina.

Beispiele aus Textkorpus für logos
1. In the beginning was the logos, and the logos is God, says the Evangelist.
2. Click enlarge for a closer look at readers‘ logos More....
3. The National Lottery logos are used with the consent of Camelot, which is the exclusive licensee of the logos, which are owned by The National Lottery Commission.
4. "Then, they said she can‘t have anything with logos displayed.
5. Both are clearly marked with Baltimore Tank Lines logos.