lufada - Definition. Was ist lufada
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist lufada - definition

VENTO FORTE E DE CURTA DURAÇÃO
Rajada de vento; Rajada

Lufada         
f.
Rajada de vento.
(De lufa. Fr. João de Sousa indica a etim. do ár. lafaha)
lufada         
sf (lufa+ada1)
1 Rajada de vento com caráter violento mas intermitente.
2 O mesmo que facheada.
Lufada         
Lufada, rajada de vento ou rajada é um vento forte e de curta duração, geralmente de três a 20 segundos. Sua observação é feita em comparação à velocidade média do vento dentro de um período de tempo, por exemplo: se em um intervalo de dez minutos essa velocidade média foi de 33 quilômetros por hora (km/h), a rajada pode ser constatada em um momento de cinco segundos em que esse vento atingiu ou mais.

Wikipedia

Lufada

Lufada, rajada de vento ou rajada é um vento forte e de curta duração, geralmente de três a 20 segundos. Sua observação é feita em comparação à velocidade média do vento dentro de um período de tempo, por exemplo: se em um intervalo de dez minutos essa velocidade média foi de 33 quilômetros por hora (km/h), a rajada pode ser constatada em um momento de cinco segundos em que esse vento atingiu 60 km/h ou mais.

Rajadas de vento podem ser registradas durante tempestades causadas por nuvens cumulonimbus, quando normalmente são acompanhadas de chuva forte, descargas elétricas e, por vezes, queda de granizo. Eventos como downburst e tornados são associados a rajadas mais fortes e frequentes. No entanto, também são originadas de fenômenos de maior escala, a exemplo de choques entre massas de ar quente e frio. Esse contraste intensifica a circulação atmosférica, o que impulsiona a velocidade do vento e a ocorrência de lufadas.

Embora associadas a tempestades, rajadas de vento também podem acontecer durante a atuação de massas de ar seco, tanto frio como quente. Dependendo da velocidade alcançada, as lufadas são capazes de provocar destelhamento de casas, queda de árvores e danos em placas, outdoors e postes. Mesmo na geração de energia eólica, rajadas fortes causam danos em equipamentos e queda de aerogeradores. Na aviação, ventos de rajada podem afetar a sustentação e a trajetória de aeronaves.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a maior rajada de vento não relacionada a tornados já registrada foi de 408 km/h na Ilha de Barrow, na Austrália, em 10 de abril de 1996.