tabula rasa - translation to πορτογαλικά
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

tabula rasa - translation to πορτογαλικά

Tabula Rasa; Tabula rasa

tabula rasa      
Tábua raspada.
Expressão muito empregada em linguagem filosófica de origem aristotélica. Aristóteles admitia que o espírito humano era, antes de qualquer experiência, inteiramente vazio como as tabuinhas cobertas de cera em que nada fora escrito. Tábua lisa onde nada foi escrito. Em linguagem literária, significa que nada foi dito.

Ορισμός

rasa
sf (lat rasa)
1 Antiga medida de capacidade, que correspondia aproximadamente ao alqueire.
2 Rasoura.
3 Maré rasante.
4 O preço mais baixo; preço de tabela.
5 Situação financeira péssima; descrédito.
6 Dir Número determinado de linhas compreendidas numa página de ato judicial, ou processual escrito, contendo cada uma delas, aproximadamente, a quantidade de letras exigida por lei. Escrever à rasa: escrever em processos e em outros documentos, de acordo com a tabela referida
Pagar à rasa ou pela rasa: pagar de acordo com o preço da tabela
Pôr alguém à rasa ou pela rasa: desacreditá-lo, difamá-lo; dizer muito mal de alguém; levar alguém à penúria; arruiná-lo.

Βικιπαίδεια

Tábula rasa

Tábula rasa é a tradução para a expressão em latim tabula rasa, que significa literalmente "tábua raspada", e tem o sentido de "folha de papel em branco".

A palavra tábula, neste caso, refere-se às tábuas cobertas com fina camada de cera, usadas na antiga Roma para escrever, fazendo-se incisões sobre a cera com uma espécie de estilete. As incisões podiam ser eliminadas ao aquecer a cera, de modo que se pudesse escrever de novo sobre a tábula rasa, isto é, sobre a tábua raspada ou apagada — no caso, sobre a cera resfriada e novamente sólida.

Como metáfora, o conceito de tábula rasa foi utilizado por Aristóteles (em oposição a Platão) e difundido principalmente por Alexandre de Afrodísias, para indicar uma condição em que a consciência é desprovida de qualquer conhecimento inato — tal como uma folha em branco, a ser preenchida. Esta ideia continuou a ser desenvolvida pela filosofia da Grécia Antiga; a epistemologia da escola estoica enfatiza que a mente inicia vazia, mas adquire conhecimento à medida que o mundo exterior impressiona.

Já na modernidade, o conceito foi aplicado ao intelecto, através da tese epistemológica que fundamenta o empirismo. Este argumento da tábula rasa foi usado pelo filósofo inglês John Locke, considerado como o protagonista do empirismo. Locke detalhou a tese da tábula rasa em seu livro Ensaio acerca do Entendimento Humano, de 1690. Para ele, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum (i.e. a mente é, inicialmente, como uma "folha em branco"), e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência. A partir do século XVII, o argumento da tábula rasa foi importante não apenas do ponto de vista da filosofia do conhecimento, ao contestar o inatismo de Descartes, mas também do ponto de vista da filosofia política, ao defender que, não havendo ideias inatas, todos os homens nascem iguais. Forneceu assim a base da crítica ao absolutismo e da contestação do poder como um direito divino ou como atributo inato.

Παραδείγματα από το σώμα κειμένου για tabula rasa
1. On constitutional matters, however, he is a tabula rasa.
2. The rooms might not be very big, and they‘d rather start from tabula rasa." «
3. Once, failing children were New Labour‘s tabula rasa; now, they are its demons, playing up to their allotted role.
4. The empty desert has provided a tabula rasa on which he has drawn a slew of these, for health, media, education, technology, flower markets and many other sectors.
5. The behavioural psychologist BF Skinner believed that infants are a tabula rasa, and learn to speak in the same way as rats learn to push a bar.