Retina ( ) - ορισμός. Τι είναι το Retina ( )
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι Retina ( ) - ορισμός

Descolamento da retina; Desprendimento da retina

Tela retina         
() é o nome comercial usado pela Apple para as telas LCD, IPS e OLED que apresentam uma densidade de pixels suficiente para o olho humano não ser capaz de perceber a pixelação a uma distância padrão. A Apple solicitou o registro do termo "Retina" como marca registrada para computadores e dispositivos móveis no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos e no Canadian Intellectual Property Office.
Retina         
  • A estrutura celular da retina (à direita, 1 cone e 9 bastonetes; ao centro, 2 células bipolares; à esquerda, 3 axónios de células ganglionares que pertencem ao nervo óptico).
f.
A mais interior membrana do ôlho, em que se fórmam as imagens, e que transmitte a percepção ao cérebro por intermédio do nervo óptico.
(Lat. "retina")
f.
(V. "ratina")
Retina         
  • A estrutura celular da retina (à direita, 1 cone e 9 bastonetes; ao centro, 2 células bipolares; à esquerda, 3 axónios de células ganglionares que pertencem ao nervo óptico).
Retina é uma parte do olho dos vertebrados responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico.

Βικιπαίδεια

Descolamento de retina

Descolamento de retina é uma enfermidade oftálmica onde ocorre a separação da retina da parede do fundo do olho. Os indivíduos acometidos apresentam como sintomas um aumento no número dos grumos denominados "moscas volantes", flashes de luz e sombras em parte do campo de visão (devido a deterioração da visão periférica). Essa condição pode ocorrer bilateralmente em cerca de 7% dos casos. Sem tratamento, normalmente o quadro evolui para a perda permanente da visão.

A causa mais comum do descolamento é a ruptura da retina, que permite que o humor vítreo extravase e a pressione para a frente. A ruptura pode ocorrer a partir do descolamento do vítreo posterior, traumatismo, glaucoma, em pacientes com cirurgia prévia de catarata, miopia, complicações do diabetes mellitus ou inflamações graves. Mais raramente, o descolamento de retina pode ser provocado por tumores de coloide. O diagnóstico é feito por exames de fundo de olho ou de ultrassonografia.

Em pacientes com ruptura da retina, utiliza-se a crioterapia ou a fotocoagulação a laser para evitar seu descolamento. Quando o descolamento já ocorreu, o tratamento deve ser feito imediatamente. A terapia de escolha pode incluir introflexão escleral, onde uma esponja de silicone é suturada na esclera, retinopexia pneumática, onde é injetado gás para dentro do olho, ou vitrectomia, onde o vítreo é parcialmente removido e substituído por gás ou óleo.

Descolamentos de retina afetam anualmente entre 0,6 e 1,8 em cada 10.000 pessoas, sendo mais comum em homens entre os 60 e os 70 anos de idade. Estima-se que aproximadamente 0,3% da população será afetada por essa patologia em algum momento da vida. Os resultados a longo prazo dependerão do tempo do descolamento e se este atingiu a mácula. Se tratado antes desse evento, o prognóstico é geralmente bom.

Παραδείγματα από το σώμα κειμένου για Retina ( )
1. This meant that the light falling on the retina remained constant even during blinks.
2. The cornea and the retina of my left eye are damaged quite badly.
3. Balcavage‘s troops took fingerprint and retina data of nearly 1,000 men in the area.
4. "The production of this hormone is inhibited when light hits the eye‘s retina.
5. Then they injected tens of billions of the viruses into the tiny space behind the retina.