jundiaí - ορισμός. Τι είναι το jundiaí
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι jundiaí - ορισμός

MUNICÍPIO BRASILEIRO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Jundiai; Jardim Marambaia; Jardim Pacaembu (Jundiaí); Carnaval de Jundiaí; Prefeito de Jundiaí; Jundiahy
  • Complexo Educacional e Cultural “Argos”
  • Gabinete de Leitura Ruy Barbosa
  • Ponte Torta, em dezembro de 2015, no bairro Vianelo, na região sul
  • Teatro Polytheama]]
  • Sala Glória Rocha – Centro das Artes
  • Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

jundiaí         
sm (tupi iundiá í) Bot Nome brasileiro da árvore voquisiácea Qualea jundiahi.
Estrada de Ferro Santos-Jundiaí         
ANTIGA FERROVIA EM SÃO PAULO, NO BRASIL
EFSJ; Estrada de Ferro Santos Jundiaí; Ferrovia Santos-Jundiaí; Estrada de Ferro Santos a Jundiaí; Estação Areais; Estação Alemoa; Estrada de ferro de Santos a Jundiaí
A Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ) surge após 1946, com o fim do monopólio inglês na ferrovia São Paulo Railway Company (SPR) inaugurada em 1867 para interligar os municípios paulistas de Santos a Jundiaí, tendo como principal ponto de passagem a cidade de São Paulo. Após a privatização em 1996, o trecho, um dos mais movimentados e importantes do país, é hoje operado pela empresa MRS Logística.
Represa Jundiaí         
BARRAGEM EM MOGI DAS CRUZES, SÃO PAULO
Barragem Jundiaí
A Represa Jundiaí é formada pela barragem localizada no rio Jundiaí, no município de Mogi das Cruzes, estado de São Paulo.

Βικιπαίδεια

Jundiaí

Jundiaí é um município brasileiro do estado de São Paulo, sede da Região Metropolitana de Jundiaí. Localiza-se a 23º11'11" de latitude sul e 46º53'03" de longitude oeste, a uma altitude de 762 metros. Dista 57 quilômetros de São Paulo. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, sua população era de 418 962 habitantes, ficando na 15° posição entre os municípios mais populosos do estado, sendo o 6º maior do interior paulista. Também é o 59° maior do Brasil, sendo maior que quatro capitais estaduais. Seu nome é uma referência ao rio Jundiaí.

O município apresentou, em 2016, um produto interno bruto (PIB) de mais de 39,7 bilhões de reais, colocando o município na 18.° posição em todo o país, à frente de dez capitais, sendo o 7.º município mais rico do Estado de São Paulo Em 2013, seu índice de desenvolvimento humano atingiu 0,822, levando a cidade à 11.ª melhor posição do Brasil e à 4.ª melhor do estado. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Jundiaí é a 9.ª cidade com maior qualidade de vida do Brasil, apresentando um Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal de 0,8892 em 2013. Também é um dos municípios mais seguros do país, com um risco de homicídio de 6,88 por 100 mil habitantes (índice de 2012), além de também estar em primeiro lugar em saneamento básico no ranking do Instituto Trata Brasil, entre as cidades brasileiras acima de 300 000 habitantes. A partir da década de 1990, no entanto, houve um crescimento no nível de desigualdade social.

A cidade possui conurbação consolidada com Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, além de estar em processo de conurbação com Itupeva. As cidades mencionadas fazem parte da Região Metropolitana de Jundiaí (antiga Aglomeração Urbana de Jundiaí), juntamente com os municípios de Cabreúva, Louveira e Jarinu, totalizando cerca de 835 mil habitantes. O município está integrado — junto com a Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a Região Metropolitana de Sorocaba e a Baixada Santista — ao Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassa os 30 milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul.

A paisagem mais marcante da cidade é a Serra do Japi, uma das grandes áreas de Mata Atlântica nativa contínua no estado de São Paulo, denominada como "Castelo de Águas" por muitos naturalistas, como o geógrafo Aziz Ab'Saber, devido a sua riqueza hídrica. Foi tombada em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e, posteriormente, regulamentada como reserva biológica. Foi declarada em 1992 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como reserva da biosfera da mata atlântica.