lua - ορισμός. Τι είναι το lua
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι lua - ορισμός

SATÉLITE NATURAL DA TERRA
Lúnio; Satélite da Terra; Lua (satélite); Raio lunar

Lua         
f.
Satéllite, que gira em volta da terra e que a illumina de noite.
Fig.
Espaço de um mês: já tinham passado quatro luas.
A signa moirisca do crescente. Cf. Jac. Freire, D. João de Castro, 17.
Bras.
Parte deanteira e arqueada da sella.
Nome de um peixe de Portugal.
Pop.
Cio dos animaes, ferra, aluamento.
(Do lat. luna)
Lua         
sf (lat luna)
1 Corpo celeste, satélite da Terra, a cuja volta descreve uma órbita elíptica em cerca de 27 dias, 7 horas e 43 minutos, iluminando de noite com a luz recebida do Sol e refletida.
2 Satélite de qualquer outro planeta.
3 Espaço de um mês.
4 O crescente ou meia-lua.
5 Parte dianteira e arqueada da sela.
6 pop Cio dos animais.
7 Designação de vários objetos ou coisas que se assemelham ao disco da Lua ou ao crescente.
8 pop Menstruação.
9 Mau humor, neurastenia
L. cheia: a) diz-se da Lua quando todo o seu disco está iluminado pelo Sol; b) fig: aplica-se às coisas muito redondas, muito cheias: Cara de lua cheia. L. de fogo: cautério feito, nas cavalgaduras, com um ferro em forma de meia-lua
L.-de-mel: a) o primeiro mês que se segue ao do matrimônio; b) os primeiros tempos venturosos de alguma coisa, de relações etc
L. intercalar: a décima terceira do ano, o que só ocorre de três em três anos
L. nova: diz-se da Lua quando está em conjunção ou se acha entre a Terra e o Sol, voltando para nós a sua face obscura
L. velha: quarto minguante; última fase da Lua. Andar na Lua: estar distraído
Ladrar à Lua: a) gritar em vão; b) insultar quem está ausente.
Lua         
A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa da sua massa.

Βικιπαίδεια

Lua

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa 181 da sua massa. Entre os satélites cuja densidade é conhecida, a Lua é o segundo mais denso, atrás de Io. Estima-se que a formação da Lua tenha ocorrido há cerca de 4,51 mil milhões* de anos, relativamente pouco tempo após a formação da Terra. Embora no passado tenham sido propostas várias hipóteses para a sua origem, a explicação mais consensual atualmente é a de que a Lua tenha sido formada a partir dos detritos de um impacto de proporções gigantescas entre a Terra e um outro corpo do tamanho de Marte.

A Lua encontra-se em rotação sincronizada com a Terra, mostrando sempre a mesma face visível, marcada por mares vulcânicos escuros entre montanhas cristalinas e proeminentes crateras de impacto. É o mais brilhante objeto no céu a seguir ao Sol, embora a sua superfície seja na realidade escura, com uma refletância pouco acima da do asfalto. A sua proeminência no céu e o seu ciclo regular de fases tornaram a Lua, desde a antiguidade, uma importante referência cultural na língua, em calendários, na arte e na mitologia. A influência da gravidade da Lua está na origem das marés oceânicas e ao aumento do dia sideral da Terra. A sua atual distância orbital, cerca de trinta vezes o diâmetro da Terra, faz com que no céu o satélite pareça ter o mesmo tamanho do Sol, permitindo-lhe cobri-lo por completo durante um eclipse solar total.

A Lua é o único corpo celeste para além da Terra no qual os seres humanos já pisaram. O Programa Luna, da União Soviética, foi o primeiro a atingir a Lua com sondas não tripuladas em 1959. O Programa Apollo, do governo dos Estados Unidos, permitiu a realização das únicas missões tripuladas até hoje ao satélite, desde a primeira viagem tripulada em 1968 pela Apollo 8, até seis alunagens tripuladas entre 1969 e 1972, a primeira das quais a Apollo 11. Estas missões recolheram mais de 380 quilogramas de rochas lunares que têm sido usadas no estudo sobre a origem, história geológica e estrutura interna da Lua.

Após a missão Apollo 17, em 1972, a Lua foi visitada apenas por naves espaciais não tripuladas, como pela última sonda do programa soviético Lunokhod. Desde 2004, Japão, China, Índia, Estados Unidos e a Agência Espacial Europeia enviaram sondas espaciais ao satélite natural. Estas naves espaciais têm contribuído para confirmar a descoberta de água gelada em crateras lunares permanentemente escuras nos pólos e vinculada ao regolito lunar. Missões tripuladas futuras para a Lua foram planejadas, através de esforços de governos e do financiamento privado. A Lua permanece, conforme acordado no Tratado do Espaço Exterior, livre para todas as nações que queiram explorar o satélite para fins pacíficos.

Παραδείγματα από το σώμα κειμένου για lua
1. Portsmouth were under the cosh for most of the match but a stunning speculative volley by Tresor Lomana Lua Lua handed them a shock early lead.
2. Lua had picked up the expression –– French for "hands up" –– from old war movies.
3. More polls» Don‘t miss today Caption comp: Test your wits World Cup interactive wallchart Read our sport blog See it live: Sport event tickets Lomana Lua Lua headed in an equaliser for Pompey, as the home side rallied.
4. Against the run of play, Lua Lua scored his first goal since September, volleying home a speculative lobbed pass from Gary O‘Neil beyond the reach of England goalkeeper Paul Robinson from 30 meters.
5. Both Lua and her friend Britney, also a Texan, are 1', blonde and blue–eyed.