Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
Museologia (do grego μουσειόν = museión 'museu', lugar das musas, e λόγος = logos, razão) é a área do conhecimento que pesquisa a relação dos sujeitos humanos com os seus objetos socialmente relevantes, num dado contexto (Leite, Pedro Pereira 2016) .
Entre os museólogos distingue-se normalmente duas escolas: A Escola da museologia, que defende o se estatuto científico (Davis, Peter 2013), e a escola dos Estudos de Museus (Museum Studies), que aborda os museus como uma técnica.
Sucintamente, a tradição científica desenvolveu bastante a partir dos anos 70 com os trabalhos dos museólogos do leste europeu. Já na América, com o Canadá, México e Brasil foram desenvolvidas várias experiências marcantes de intervenção. O local de acolhimento de todo esse aparato acadêmico é no Comitê ICOFOM (Comitê Internacional de Museologia do Conselho Internacional de Museus). Nesta tradição, distingue-se a abordagem da teoria social (museologia) da questão da técnica (museografia).
Na tradição dos Estudos de Museus, há também uma preocupação com a teoria social, embora sem assumir tal autonomia do objeto científico. Porém, estes trabalhos ainda eram percebidos como trabalhos sobre museus na visão de outras disciplinas, como: a sociologia, a antropologia, as ciências naturais, a arqueologia, a comunicação, semiótica e os estudos culturais.
Apesar da procura de um corpo teórico para a formação da teoria social museológica, o Museu -enquanto instituição- se dedica à gestão, pesquisa e comunicação (em suas diversas formas) dentro ou fora, visando promover a cultura, a educação e as representações da sociedade.