nobreza - ορισμός. Τι είναι το nobreza
DICLIB.COM
AI-based language tools
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:     

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από τεχνητή νοημοσύνη

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι nobreza - ορισμός

CONCEITO DE GRANDE ANTIGUIDADE, CUJOS SIGNIFICADO E ATRIBUTOS VARIARAM MUITO AO LONGO DO TEMPO E NAS DIFERENTES REGIÕES DO MUNDO
Nobre; Aristocrata; Sangue azul; Sangue nobre; Sangue-azul; Nobiliárquico; Enobrecimento; Nobreza da Europa; Condição nobre; Nobres

Nobreza         
f.
Qualidade de nobre; fidalguia.
Excellência.
Classe dos nobres.
Generosidade; magnanimidade.
Variedade de tecido de seda. Cf. "Inquér. Industr.", p. II, l. III, 75.
nobreza         
sf (nobre+eza)
1 Qualidade de nobre; distinção; excelência; mérito.
2 Fidalguia herdada ou doada pelo soberano.
3 A classe dos nobres.
4 Generosidade, magnanimidade.
5 Austeridade, gravidade, majestade
N. de alma: brio, elevação, grandeza, magnanimidade
N. de raça: a dos descendentes de antepassados nobres, ou cuja nobreza não foi havida por mercê atual
N. pessoal: distinção que não procede da antiguidade ou lustre da estirpe nem do favor régio, mas de qualidades próprias.
Nobreza         
[II da França] ordenando cavaleiros. A ordenação era um dos mais importantes meios de admissão à nobreza na Idade Média.

Βικιπαίδεια

Nobreza

Nobreza é um conceito de grande antiguidade, cujos significado e atributos variaram muito ao longo do tempo e nas diferentes regiões do mundo. De maneira geral, representa o estamento superior das sociedades hierárquicas, um análogo mas não um sinônimo de aristocracia, estando associada em graus variáveis à riqueza, ao poder, ao domínio da propriedade, ao prestígio, à notoriedade, ao pertencimento a uma família antiga e ilustre, à posse de privilégios variados negados às outras classes, e se articulando como um grupo social mais ou menos fechado.

Enquanto que na Antiguidade a nobreza parece ter sido qualidade volátil e circunstancial, dependente de um reconhecimento mais social do que jurídico, assim como da capacidade de liderança, a partir da Idade Média, quando se forma a nobreza como ela se tornou mais conhecida no Ocidente, passou a ser regida por leis rigorosas e tornou-se transmissível de maneira sistematicamente hereditária, valorizando cada vez mais títulos nobiliárquicos específicos. Ao mesmo tempo, a nobreza se dividiu em duas grandes categorias: a nobreza de origem feudal e militar, e a nobreza de origem cívica, grupo muito heterogêneo que conforme o local assumiu o nome de patriciado, alta burguesia ou simplesmente nobreza cívica.

Em termos mais amplos, nobreza pode se referir a uma qualidade positiva de caráter espiritual, moral, intelectual ou mesmo físico, atribuível não apenas ao homem mas também, em certas culturas, a animais, plantas, pedras preciosas, lugares e outros objetos revestidos de dons ou prestígio.