Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é uma doença benigna caracterizada pelo aumento de volume da próstata e consequente estreitamento da uretra. Os sinais e sintomas mais comuns são micção frequente, dificuldade em começar a urinar, pouco fluxo de urina, retenção urinária ou incontinência urinária. As complicações mais comuns são infeções urinárias, cálculos na bexiga e insuficiência renal.
A causa não é clara. Os fatores de risco incluem antecedentes familiares, obesidade, diabetes mellitus tipo 2, falta de exercício físico e disfunção eréctil. Os sintomas podem ser agravados por medicamentos como a pseudoefedrina, anticolinérgicos e bloqueadores dos canais de cálcio. O mecanismo subjacente envolve a pressão que a próstata aumentada exerce na uretra, dificultando a passagem da urina para fora da bexiga. O diagnóstico geralmente baseia-se nos sintomas e num exame físico, após descartar outras possíveis causas.
Entre as opções de tratamento estão alterações no estilo de vida, medicamentos, diversas intervenções e cirurgia. Em pessoas com sintomas ligeiros recomenda-se a perda de peso, exercício e a diminuição do consumo de cafeína. Em pessoas com sintomas mais pronunciados podem ser administrados medicamentos bloqueadores alfa, como a terazosina, ou inibidores da 5-alfarredutase como a finasterida. Em pessoas que não melhoram com outras medidas, pode ser considerada a remoção cirúrgica de parte da próstata. As medicinas alternativas, como a Serenoa repens não aparentam ser eficazes.
A hiperplasia benigna da próstata afeta em todo o mundo 105 milhões de homens. A condição geralmente tem início depois dos 40 anos de idade. A doença afeta metade dos homens com mais de 50 anos e cerca de 90% dos homens com mais de 80 anos de idade. Embora os níveis de antígeno específico da próstata possam estar elevados em homens com a condição, a condição em si não aumenta o risco de cancro da próstata.