ápodo - meaning and definition. What is ápodo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is ápodo - definition

NOME INFORMAL DE PESSOA, COISA, EVENTO OU LUGAR
Alcunhas; Apodo

apodo         
(ô) sm (der regressiva de apodar)
1 Comparação ridícula, gracejo, mofa, zombaria.
2 Alcunha, apelido
Pl: apodos (ô).
ápodo         
  • Gimnofiono em cativeiro (San Antonio Zoo)
Gimnofionos; Gimnofióneos; Gimnofióneo; Cobra-pilão; Cobra pilão; Ápodo; Cecílias; Gimnofiono
adj+sm (gr ápous, ápodos) V ápode.
Ápodo         
  • Gimnofiono em cativeiro (San Antonio Zoo)
Gimnofionos; Gimnofióneos; Gimnofióneo; Cobra-pilão; Cobra pilão; Ápodo; Cecílias; Gimnofiono
m. e adj.
(V. apode)

Wikipedia

Alcunha

Uma alcunha (em árabe: الكُنْيَة, translit. al-kunia) é uma designação não-oficial criada através de um relacionamento interpessoal, geralmente informal, para identificar uma determinada pessoa, objeto ou lugar, de acordo com uma característica que se destaque positiva ou negativamente, de forma a atribuir-lhe um valor específico.

No Brasil e na Madeira também se usa o termo apelido que, em Portugal continental, é sobretudo usado para designar o nome de família. São também sinônimos de alcunha as palavras apodo, antonomásia, cognome e epíteto. A designação apelido pode causar potencialmente alguma confusão de sentido, visto que em sua origem significa o nome de família, ou seja, o que no Brasil chama-se de sobrenome, embora na linguagem técnica a palavra mantenha seu significado original.

São fontes de inspiração para os apodos alguns ofícios (padeiro, leiteiro, roceiro) e o local de origem (alemão, japonês, baiano, carioca). Diversos apelidos de família em várias culturas do mundo tiveram origem em alcunhas, tais como Gago, Gobbo, Mancini etc. A grande difusão de alcunhas em Portugal foi notada até mesmo por viajantes estrangeiros como o inglês James Murphy, que em 1795 escreveu:

Algumas alcunhas comuns têm normalmente origem em características físicas do indivíduo, como aleijadinho, manco, caolho, quatro-olhos. Deve-se considerar ainda que as alcunhas podem prejudicar psicologicamente o seu alvo, quando assumem caráter pejorativo, evidenciando uma característica que o mesmo desaprove, como no citado exemplo caolho, dentre outros.