ébrio - meaning and definition. What is ébrio
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is ébrio - definition

CONJUNTO DE EFEITOS CAUSADOS PELO USO DO ÁLCOOL
Embriaguês; Ébrio; Inebriante; Ebriedade; Porre; Coma alcoólico; Intoxicação por álcool; Bebedeira; Embriaguez

Ébrio         
adj.
Embriagado, bêbedo.
Fig.
Apaixonado, alucinado.
Sedento: ébrio de glória.
m.
Indivíduo ébrio.
(Lat. ebrius)
ébrio         
adj (lat ebriu)
1 Que tem diminuído o controle das faculdades e perdeu as inibições por efeito de bebidas alcoólicas; embriagado, bêbedo, inebriado.
2 Que se acha em estado anormal, produzido por grande sentimento ou paixão; apaixonado, alucinado, enfurecido.
3 Extasiado.
4 Sedento: Ébrio de glória
sm Indivíduo ébrio por ingestão excessiva de bebida alcoólica ou dado ao uso inveterado de tais bebidas
Col: grupo, troça.
Embriaguez         
f.
Estado de quem se acha embriagado.
(De embriagar)

Wikipedia

Intoxicação alcoólica

Intoxicação alcoólica, também denominada embriaguez, é o comportamento negativo e as consequências físicas derivadas da ingestão recente de etanol (álcool). Os sintomas da ingestão de pequenas quantidades incluem ligeira sedação e falta de coordenação motora. Em quantidades maiores pode ocorrer fala arrastada, dificuldade em caminhar e vómitos. Em doses extremas o álcool pode causar hipoventilação, coma ou morte. Entre as complicações estão convulsões, pneumonia por aspiração, traumas físicos, diminuição da glicose no sangue.

A intoxicação alcoólica tem geralmente início após a ingestão de duas ou mais bebidas alcoólicas. Entre os fatores de risco estão um contexto social em que é normal beber em excesso e a personalidade impulsiva da pessoa. O diagnóstico geralmente tem por base o historial de eventos e um exame físico. Pode também ser útil confirmar os eventos junto de um acompanhante da pessoa. Em termos jurídicos, a intoxicação alcoólica é geralmente definida como uma taxa de alcoolémia no sangue superior a 5,4-17,4 mmol/L (25-80 mg/dL ou 0,025-0,080%). Este valor pode ser medido no sangue ou com um alcoolímetro. A eliminação do etanol no sangue é de cerca de 10 a 25 mg/dl por hora.

O tratamento de uma intoxicação alcoólica consiste em cuidados de apoio. Geralmente estes cuidados passam por colocar a pessoa na posição lateral de segurança, mantê-la quente e assegurar-se que respira normalmente. A lavagem gástrica e o carvão ativado não têm demonstrado ser úteis. Em alguns casos podem ser necessárias avaliações repetidas para excluir outras potenciais causas dos sintomas.

A intoxicação alcoólica é bastante comum, particularmente nos países ocidentais. A maior parte dos consumidores de álcool já vivenciou uma intoxicação alcoólica pelo menos uma vez na vida. Nos Estados Unidos a condição é diretamente responsável por cerca de 2 200 mortes em cada ano, e de forma indireta por mais de 30 000 mortes em cada ano. A intoxicação alcoólica tem sido documentada ao longo de toda a História. O álcool continua a ser uma das drogas recreativas mais prevalentes em todo o mundo. Algumas religiões consideram que a intoxicação alcoólica é um pecado.