On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:
Éber ou Héber (em hebraico: עֵבֶר, romaniz.: ʿĒḇer; em grego: Ἔβερ, romanizado: Éber; em árabe: عٰابِر, romaniz.: ʿĀbir; em latim: Heber), é um ancestral dos ismaelitas e dos israelitas de acordo com a "Tabela das Nações" no Livro de Gênesis e no Livros das Crônicas.
De acordo com a tradição islâmica, Éber nasceu cinco gerações após Nuh (Noé). Naquela época, as pessoas já haviam esquecido sobre o dilúvio que tinha destruído a terra nas gerações passadas e começaram a produzir estátuas que idolatravam. Apesar de Éber ter advertido e repreendido, as pessoas persistiram em sua idolatria. Para puni-los, Deus mandou uma estiagem. Depois dessa estiagem, as pessoas não se arrependeram, pelo que Deus mandou uma grande tempestade, da qual só Éber e poucos outros sobreviveram.
Segundo a Bíblia, Éber foi o pai de Pelegue e de Joctã.
Supõe-se que na época do nascimento de Pelegue, os povos tenham se dividido em razão do episódio da Torre de Babel, conforme o relato do Gênesis 10:25 que assim diz:
E a Éber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã.
Diz a que Bíblia que Éber teria vivido 464 anos (Gênesis 11:16-17), sendo o patriarca nascido após o Dilúvio que mais tempo viveu, tendo, provavelmente, alcançado até a oitava geração de sua descendência. E, embora Sem tenha vivido 502 anos após o dilúvio, tanto ele como o seu pai Noé teriam nascido antes da grande inundação.