Hematopoiético (que produz sangue) - meaning and definition. What is Hematopoiético (que produz sangue)
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Hematopoiético (que produz sangue) - definition

Função eritropoiética; Hemopoiese; Hematopoese; Função eritopoética; Órgão hematopoiético; Órgãos hematopoiéticos; Hematopoiético; Sistema hematopoiético; Função eritopoiética; Hematopoético; Hematopoiética; Hematopoietico; Hemocitopoese; Tecido hematopoiético; Mielopoiese; Hemopoese
  • Hematopoiese humana.<br>
* As características morfológicas das células hematopoiéticas são mostradas como observadas na mancha de Wright, na mancha de May-Giemsa ou na mancha de May-Grünwald-Giemsa. Os nomes alternativos de certas células são indicados entre parênteses.
* Certas células podem ter mais de uma aparência característica. Nesses casos, mais de uma representação da mesma célula foi incluída.
* Juntos, os monócitos e linfócitos compreendem agranulócitos, ao contrário dos granulócitos (basófilos, neutrófilos e eosinófilos) que ocorrem durante a granulopoiese.
* b., n. e e. representam basófilas, neutrofílicas e eosinofílicas, respectivamente - como no promielócito basofílico.
[1] O eritrócito policromático (reticulócitos) à direita mostra sua aparência característica quando corada com azul de metileno ou Azure B.<br>
[2] O eritrócito à direita é uma representação mais precisa de sua aparência na realidade quando vista através de um microscópio.<br>
[3] Outras células que surgem de monócitos: osteoclastos, microglia (sistema nervoso central), células de Langerhans (epiderme), células de Kupffer (fígado).<br>
[4] Para maior clareza, os linfócitos T e B são divididos para indicar melhor que a célula plasmática emerge da célula B. Observe que não há diferença na aparência das células B e T, a menos que uma coloração específica.

Sangue do Meu Sangue         
* Sangue do Meu Sangue (1969), telenovela brasileira exibida na TV Excelsior
Sangue Rebelde         
Sangue Rebelde foi uma telenovela brasileira exibida pela TV Cultura entre 7 de fevereiro e abril de 1966, às 20h30. Escrita por Leonor Pacheco, foi dirigida por Dalmo Ferreira e produzida por Lúcia Lambertini.
Preciosíssimo sangue         
  •  [[Tríptico]] do Sangue de Cristo. <br><small>Por [[Jean Bellegambe]] e seu ateliê</small>.
thumb|right|[[Relíquia do Preciosíssimo Sangue em Santa Maria della Scalla, Siena.]]

Wikipedia

Hematopoiese

Hematopoiese, também conhecida por hematopoese, hemopoese e hemopoiese, é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado conhecido como célula hematopoiética pluripotente, célula-tronco ou stem-cell. As células-tronco, que no adulto encontram-se na medula óssea, são as responsáveis por formar todas as células e derivados celulares que circulam no sangue.

Abrange o estudo de todos os fenômenos relacionados com a origem, com a multiplicação e a maturação das células primordiais ou precursoras das células sanguíneas, ao nível da medula óssea. A hematopoiese se divide em dois períodos:

1. Período Embrionário e Fetal: Iniciando no primeiro mês de vida pré-natal, surgem as primeiras células fora do embrião, são os eritroblastos primitivos.Na sexta semana, tem início a hematopoiese no fígado; o principal órgão hematopoiético nas etapas inicial e intermediária da vida fetal. Na fase intermediária da vida fetal, o baço e os nodos linfáticos desempenham um papel menor na hematopoiese, mas o fígado continua a dominar essa função. Na segunda metade da vida fetal, a medula óssea torna-se cada vez mais importante para a produção de células sanguíneas.

2. Período Pós-natal: Logo após o nascimento, cessa a hematopoiese no fígado, e a medula passa a ser o único local de produção de eritrócitos, granulócitos e plaquetas. As células-tronco e as células progenitoras são mantidas na medula óssea. Os linfócitos B continuam a ser produzidos na medula e órgãos linfóides secundários e os linfócitos T são produzidos no timo e também nos órgãos linfóides secundários. Ao nascer o espaço medular total é ocupado pela medula vermelha; na infância apenas parte desse espaço será necessária para a hematopoiese; o espaço restante fica ocupado pelas células de gordura. Mais tarde apenas os ossos chatos (crânio, vértebras, gradil torácico, ombro e pelve) e as partes proximais dos ossos longos (fêmures e úmeros) serão locais de formação de sangue.