Osteodinia (dor óssea) - meaning and definition. What is Osteodinia (dor óssea)
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Osteodinia (dor óssea) - definition

Densitometria Ossea; Densitometria Óssea
  • alt=

Dor neurogênica         
  • Via termoalgésica, ascendente, espinotalâmica (em inglês)
Dor neurogênica (do grego -genesis, origem) é uma sensação desagradável originada diretamente por lesão do sistema nervoso. Pode ser uma sensação queimante se afeta uma das vias termoalgésicas, uma sensação perfurante se afeta uma das vias tácteis ou um formigamento ou dormência se afeta uma das vias protopáticas.
algia         
SENTIMENTO ANGUSTIANTE
Dor aguda; Limiar de dor; Pigalgia; Dores; Algia
sf (algo4+ia1) Med Dor num órgão ou numa região do corpo, sem corresponder a lesão anatômica.
suf (algo4+ia1) Significa dor e é muito freqüente na nomenclatura médica: gastralgia, rinalgia.
pigalgia         
SENTIMENTO ANGUSTIANTE
Dor aguda; Limiar de dor; Pigalgia; Dores; Algia
sf (pigo+algo4+ia1) Med Dor nas nádegas.

Wikipedia

Densitometria óssea

A densitometria óssea é um método de diagnóstico para a osteoporose e osteopenia. É considerado o exame de referência para se medir a densidade mineral óssea. O equipamento mais utilizado para este exame usa a técnica de Absorciometria de Energia Dupla de Raios X ou DEXA (sigla em inglês para Dual Energy X-ray Absorptiometry).

A técnica DEXA pode avaliar a densidade óssea em vários locais, os três mais comuns são: coluna lombar, colo do fêmur (anca total) e antebraço (rádio distal).

Os aparelhos utilizados aliam precisão e rapidez na execução dos exames, o paciente não necessita de preparo especial e nem estar em jejum. Embora haja exposição à radiação, ela é baixa, da ordem de 0.001 mSv.

A técnica funciona medindo-se a intensidade dos raios X que atravessam o corpo. Os raios X são absorvidos pelos tecidos moles (músculos, gordura, pele, etc) e ossos. Como os ossos possuem maior densidade e elementos de número atômico mais alto, eles absorvem os raios X mais fortemente que os tecidos moles. Além disso, os raios X são absorvidos de forma diferente dependendo de sua energia. Dessa forma, usando-se feixes de raios X com duas energias diferentes e que atravessam o mesmo ponto do corpo, é possível calcular densidade superficial dos ossos, dados na unidade de g/cm2. Os dados de cada ponto são combinados para formar uma imagem que permite a identificação e análise das diversas regiões.

No Brasil, o Ministério da Saúde por meio da portaria no 451 de 2014, que versa sobre o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da osteoporose, estabelece a densitometria óssea por DEXA como a técnica diagnóstica para osteoporose, além do exame clínico.