Quartodecimanos - meaning and definition. What is Quartodecimanos
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Quartodecimanos - definition

Quartodecimanos; Controvérsia quartodecimana

Quartodecimanos         
m. pl.
Nome, que se deu aos Christãos, que celebravam a Páscoa no 14.o dia depois do equinócio da primavera.
(Lat. "quartodecimani")
Quartodecimanismo         
Quartodecimanismo (do Vulgata latina, quarta decima citada em significando "quatorze") se refere ao costume de alguns cristãos antigos de celebrar o feriado da Pessach (Páscoa judaica) começando na véspera do dia 14 de Nisan (ou Abib no calendário da Bíblia hebraica), cujo crepúsculo é conhecido biblicamente como a "Passagem do Senhor".
quartodecimano      
adj (lat quartodecimanu) Que diz respeito ao décimo quarto dia do mês judeu de Nisão
adj+sm Diz-se dos, ou os membros de um grupo de cristãos do II e III séculos, que celebravam a Páscoa no décimo quarto dia da Lua depois do equinócio da primavera, segundo o uso judaico.

Wikipedia

Quartodecimanismo

Quartodecimanismo (do Vulgata latina, quarta decima citada em «No primeiro mês, aos quatorze dias do mês, à tardinha, é a Páscoa de YHWH...» (Levítico 23:5) significando "quatorze") se refere ao costume de alguns cristãos antigos de celebrar o feriado da Pessach (Páscoa judaica) começando na véspera do dia 14 de Nisan (ou Abib no calendário da Bíblia hebraica), cujo crepúsculo é conhecido biblicamente como a "Passagem do Senhor".

A moderna Pessach judaica e a Festa do pão sem fermento dura sete dias, começando no pôr-do-sol no começo de Nisan 15. O Judaísmo reconhece o início de cada dia no pôr-do-sol, não à meia-noite como é comum no ocidente. A Lei bíblica sobre a Pessach é tida como uma ordem perpétua (veja Êxodo 12:14) e, para alguns, também aplicável em alguma medida aos prosélitos (veja Êxodo 12:19). Porém, há grande controvérsia sobre o que significa observar a Lei bíblica ( veja Lei bíblica no Cristianismo) no Cristianismo.

O Evangelho de São João, por exemplo em «"Era a Parasceve e cerca da hora sexta."» (São João 19:14), «Os judeus, porém, como era a Parasceve, e para que os corpos não ficassem na cruz ao sábado...» (São João 19:31) e «Ali, pois, por causa da Parasceve dos judeus, e por estar perto o túmulo, depositaram a Jesus.» (São João 19:42), insinua que Nisan 14 teria sido o dia em que Jesus foi executado em Jerusalém. Os Evangelhos sinópticos colocam a execução no primeiro dia do «festival do pão sem fermento» (por exemplo, em São Mateus 26:17), geralmente compreendido como sendo Nisan 15 se for uma festa de sete dias (como dito em Levítico 23:6), o que nos leva a uma cronologia contraditória, origem de toda a controvérsia.