Sacelo - meaning and definition. What is Sacelo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Sacelo - definition

Sacellum; Sacrário (Roma Antiga); Sacrarium

Sacelo         
m. Ant.
Pequeno templo, santuário.
(Lat. "sacellum")
m. Bot.
Fruto monospérmico, de invólucro membranoso.
(Lat. "saccellus")
sacelo         
sm (lat sacelu) Bot
1 Pericárpio monospérmico indeiscente, encerrado num cálice endurecido.
2 Fruto que irrompe irregularmente.
sm (lat sacellu)
1 Pequena capela monumental em uma igreja.
2 Antig rom Recinto sem teto em um edifício, consagrado a uma divindade.
Sacelo         
Sacelo (; forma diminutiva de sacer, lit. "pertencente a um deus"), na religião da Roma Antiga, era um termo empregado para designar um pequeno recinto com altar dedicado a um deus, ou, às vezes, a própria estátua do deus.

Wikipedia

Sacelo

Sacelo (em latim: Sacellum; forma diminutiva de sacer, lit. "pertencente a um deus"), na religião da Roma Antiga, era um termo empregado para designar um pequeno recinto com altar dedicado a um deus, ou, às vezes, a própria estátua do deus. Seu significado pode sobrepor-se ao do sacrário, um lugar onde objetos sagrados (sacra) foram guardados ou depositados para salvaguardá-los. Num manuscrito da Abadia de São Galo, o sacelo é glossado como o irlandês antigo nemed e o gaulês nemeto, originalmente um bosque sagrado ou espaço definido para propósitos religiosos, e depois um edifício.

Os sacelos eram numerosos e podiam localizar-se em espaços públicos ou nas propriedades de particulares. Cada cúria tinha seu próprio sacelo assistido pelos celeres, originalmente os guardas do rei romano, que preservaram uma função religiosa em tempos posteriores. Os sacelos podiam ser circulares ou quadrados e possuíam uma cerca ou muro circundante. Segundo Festo e Vérrio Flaco não possuíam telhado, e segundo Varrão equivaliam a uma cela. Em casas privadas, o sacrário era a parte da casa onde as imagens das penates, deuses protetores do lar, eram mantidas; o larário era uma forma de sacrário para os lares. Tanto o sacelo como o sacrário mais tarde foram incorporados pelo cristianismo. Na arquitetura eclesiástica, sem teto deixa de ser uma característica definidora e a palavra pode ser aplicada para uma pequena capela marcada por uma tela do corpo principal de uma igreja.