doloroso - meaning and definition. What is doloroso
DICLIB.COM
AI-based language tools
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is doloroso - definition

NEUROPATIA
Neuralgia do trigêmio; Neuralgia do trigémeo; Nevralgia do nervo trigêmeo; Tique doloroso; Transtornos do nervo trigêmeo; Nevralgia do trigêmeo

Doloroso      
adj.
Que produz dôr.
Dorido.
Lastimoso.
Amargurado: vida dolorosa.
Que revela dôr.
(Lat. dolorosus)
doloroso      
adj (lat dolorosu)
1 Que causa dor física ou moral: Parto doloroso. Desenlace doloroso.
2 Que revela ou exprime dor; provocado pela dor: Grito doloroso.
3 Cheio de dor; angustiado, amargurado, aflito: Mater dolorosa.
4 Que infunde grande tristeza ou compaixão; lastimável, lamentável, deplorável: Acontecimento doloroso.
5 Que faz sofrer; pungente, cruel.
Transtorno doloroso somatoforme         
Transtorno doloroso somatoforme ou Transtorno doloroso persistente é uma neurose caracterizada por dor crônica desencadeada por estresse psicológico (somatização) desproporcional a qualquer lesão física. A dor muitas vezes é tão grave que impede o paciente de funcionar adequadamente (trabalhar, estudar, socializar, cuidar da casa). É considerada crônica quando dura mais de seis meses. O transtorno pode começar em qualquer idade, mas é mais freqüente em mulheres e entre adolescentes ou idosos. Este transtorno muitas vezes começa depois de um acidente, doença ou trauma.

Wikipedia

Neuralgia do trigêmeo

A nevralgia do trigémeo (português europeu) ou nevralgia do trigêmeo (português brasileiro) é uma perturbação de dor crónica que afeta o nervo trigémeo, o nervo responsável pela sensibilidade do rosto e funções motoras, como o morder e o mastigar. É uma forma de dor neuropática. Existem dois tipos principais: a típica e a atípica. A forma típica causa episódios de dor súbita, intensa, lancinante e semelhante a choques elétricos num dos lados da cara, com duração de segundos a alguns minutos. É comum que ocorram vários episódios ao longo de algumas horas. A forma atípica causa uma dor ardente e constante, mas menos intensa. Os episódios podem ser desencadeados por qualquer toque na cara. A mesma pessoa pode manifestar os dois tipos da doença. É considerada uma das mais dolorosas perturbações de dor em medicina e em muitos casos causa depressão.

Embora se desconheçam as causas exatas, acredita-se que a doença seja o resultado da perda de mielina no nervo trigémeo. Entre as causas mais comuns da perda de mielina estão a compressão do nervo por um vaso sanguíneo à saída do tronco cerebral, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral ou trauma. Entre outras possíveis causas menos comuns estão tumores ou uma malformação arteriovenosa. A nevralgia do trigémeo é um tipo de neuropatia. O diagnóstico baseia-se geralmente na descrição dos sintomas, após a exclusão de outras possíveis causas, como nevralgia pós-herpética.

O tratamento consiste em medicação ou cirurgia. O tratamento inicial geralmente consiste na administração dos anticonvulsivos carbamazepina ou oxcarbazepina, sendo eficaz em cerca de 80% a 90% dos casos. Entre outras opções de tratamento estão a lamotrigina, o baclofeno, a gabapentina e a pimozida. A amitriptilina pode ajudar com as dores, mas os opioides geralmente não são eficazes no tratamento da forma típica. Em pessoas que não melhoram ou se tornam resistentes a outras medidas, podem-se tentar vários tipos de cirurgia.

Estima-se que anualmente cerca de 1 em 8000 pessoas desenvolva nevralgia do trigémeo. A doença tem geralmente início em pessoas acima dos 50 anos de idade, embora possa ocorrer em qualquer idade. A condição afeta mais mulheres do que homens. A nevralgia do trigémeo foi pela primeira vez descrita em detalhe pelo médico inglês John Fothergill, em 1773.

Examples of use of doloroso
1. Esto es un intolerable acto antietico que prolonga el doloroso sufrimiento y la tragedia de division de la nacion coreana.