extroversão - meaning and definition. What is extroversão
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is extroversão - definition

Introversão; Extroversão

Extroversão         
f.
O mesmo que extrophia.
(Do lat. extra + versio)
extroversão         
sf (lat extro(rsu)+versu+suf ione)
1 Med Reviramento de dentro para fora de um órgão oco; extrofia.
2 Psicol Atitude ou tipo de personalidade em que os interesses se dirigem sobretudo para os fatos externos, naturais ou sociais, mais que para experiências íntimas, idéias e sentimentos
Antôn: introversão.
introversão         
sf (lat introversu)
1 Ato ou efeito de introverter-se.
2 Psicol Atitude ou tipo de personalidade em que os interesses se dirigem sobretudo para as experiências íntimas da pessoa, suas idéias e sentimentos, mais que para os fatos externos, objetos ou pessoas.

Wikipedia

Extraversão e introversão

A teoria do traço da extraversão (português europeu) ou extroversão (português brasileiro)-introversão é uma dimensão central das teorias humanas da personalidade. Os termos "introversão" e "extraversão" foram popularizados por Carl Jung, embora em ambos o entendimento popular e o uso psicológico difiram de sua intenção original. A extraversão tende a manifestar-se em comportamento extrovertido, falante e energético, enquanto que a introversão se manifesta em comportamentos mais reservados e solitários.

A extraversão e a introversão são tipicamente vistos como um único continuum. Assim, ser mais de um modo necessita ser menos no outro. Carl Jung e os desenvolvedores do Indicador do Tipo Myers-Briggs fornecem uma perspectiva diferente e sugerem que todos têm um lado extrovertido e um lado introvertido, sendo um mais dominante do que o outro. Em vez de se concentrar no comportamento interpessoal, Jung definiu a introversão como uma "atitude-tipo caracterizada pela orientação na vida através de conteúdos psíquicos subjetivos" (foco na atividade psíquica interna) e a extraversão como "um tipo de atitude caracterizada pela concentração de interesse no objeto externo "(o mundo exterior).