fário - meaning and definition. What is fário
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is fário - definition

ESPÉCIE DE PEIXES
Truta marisca; Truta-marrom; Salmo trutta trutta; Salmo trutta fario; Truta-marisca

fário      
adj.s.m. (-1881 cf. Sarv) m.q. farita
-etim lat. pharìus,a,um 'fário, de Faros, no Egito'; f.hist. 1881 phario ; a datação é para o subst.
Fari         
m. Ant.
Espécie de incenso, na Índia portuguesa.
Erika Farías         
POLÍTICA VENEZUELANA
Erika del Valle Farías Peña (nascida em 30 de outubro de 1972) é uma política venezuelana. Foi Ministra do Gabinete da Presidência por três vezes, Ministra da Agricultura Urbana, Ministra das Comunas e deputada à Assembleia Nacional Constituinte de 2017.

Wikipedia

Salmo trutta

Salmo trutta é um peixe da família Salmonidae. Ocorre nos rios da Europa e Ásia. É a espécie de truta mais comum e é vulgarmente chamada truta marisca (nome científico: Salmo trutta, morfo trutta) ou truta-marrom (Salmo trutta, morfos fario e lacustris) são peixes da família dos salmonídeos.

As duas variações distinguem-se principalmente pelo fato de que a truta-marrom é um peixe de água doce, enquanto a truta marisca, que apresenta uma reprodução anádroma, migra para os oceanos por boa parte de sua vida, retornando à água doce apenas para a desova.

O morfo lacustre da truta-marrom costuma ser potamódromo, migrando de lagos para rios e riachos para desovar, embora existam evidências de desovas realizadas em litorais de lagos onde exista abundância de ventos. O morfo fario da S. trutta forma populações que habitam riachos, especialmente alpinos, porém também são encontrados em rios maiores. Existem evidências de que morfos anádromos e não-anádromos que coexistem nos mesmos rios são idênticos geneticamente. O nome "truta-marrom" costuma ser utilizado indiscriminadamente a todos os morfos.

Pode ultrapassar um metro de comprimento, embora isto seja raro de ocorrer. Alimenta-se de pequenos crustáceos, cujos pigmentos dão à sua carne uma tonalidade rosada característica.