fungóide - meaning and definition. What is fungóide
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is fungóide - definition

Micose fungóide; Doença de Sézary
  • São mais comuns nos braços e pernas. As placas são parecidas com as de [[eczema]]s ou [[psoríase]].
  • Podem aparecer como placas arredondadas ou ovais, difusas, descamativas, lisas e elevadas. As placas podem variar de tamanho e forma, regredir espontaneamente, permanecer estáveis ou formar mais nódulos e tumores.<ref>http://www.actasdermo.org/es/diagnostico-tratamiento-los-linfomas-cutaneos/articulo/13066674/</ref>

fungóide      
adj.2g. (-1873 cf. DV)
1 que se assemelha a fungo
2 -derm diz-se impropriamente de certo tipo de micose
-etim 1 fungo + -óide ; ver fung(i)- ; f.hist. 1873 fungoide
fungóide      
adj (fungo+óide) Que é parecido com um cogumelo.

Wikipedia

Micose fungoide

Micose fungoide (AO 1945: micose fungóide), linfoma cutâneo de células T, granuloma fungoide ou Síndrome de Alibert-Bazin é um Linfoma não-Hodgkin cutâneo de linfócitos T. Apesar do nome popular não é uma micose, não é contagioso, e não tem nenhuma relação com fungos, é um linfoma. A denominação fungóide foi dada pelo dermatologista francês, Jean-Louis-Marc Alibert, em 1806, porque em alguns pacientes severos esses tumores pareciam cogumelos (fungoide significa, parecido com um fungo).

A origem primária é a pele, por causas desconhecidas, a evolução lenta e o prognóstico incerto. A doença permanece limitada à pele até atingir estádios avançados, quando pode estender-se a linfonodos e órgãos internos, mas existem muitas opções de tratamentos.

Está bem estabelecido que a micose fungóide é um linfoma predominantemente de células T auxiliares (helper), com aumento da relação de linfócitos T auxiliares/T supressores nos infiltrados das lesões, o que não difere muito do encontrado em outras dermatoses inflamatórias. Isto sugere que a micose fungóide começaria como um processo inflamatório para depois se transformar num processo neoplásico de baixo grau de malignização. Também foi demonstrado que existe uma alteração na expressão de antígenos T nas células da micose fungóide. Em geral, os linfócitos neoplásicos expressam os antígenos TCD2, CD3, CD4 e CD5, porém mostram perda ou diminuição dos antígenos CD7 e CD8. Cada paciente desenvolve um único clone de células malignas com um único receptor de superfície.