On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:
Empréstimo de atletas, no meio desportivo, é uma espécie de negociação em que um desportista joga por uma agremiação sem perder o vínculo contratual com seu clube anterior. Apesar de esta prática ser muito comum entre equipes de futebol, há também exemplos deste tipo de negociação em outros esportes, como Voleibol, Basquete, Handebol e até automobilismo.
Não há uma duração estipulada para um empréstimo: pode ir de três meses a quanto for renovado. Ao contrário das negociações normais, para a renovação de um empréstimo, é necessário que o clube que detém os direitos federativos do atleta o libere para outro clube.
Na maioria das vezes, jogadores novatos ou pouco utilizados no clube são os mais emprestados.
Apesar do nome não evidenciar, na maior parte dos empréstimos, o clube emprestador recebe dinheiro para emprestar o jogador.
A principal ideia de se emprestar um jogador iniciante a algum outro clube é que o mesmo ganhe experiência e quilometragem para que no futuro tenha chances no time com o qual tem vínculo contratual (embora empréstimos também aconteçam quando um jogador não é aproveitado em seu clube e se torna um "peso" para o mesmo). Para que isso aconteça, normalmente um atleta é emprestado a um clube de menor expressão. O jogador é emprestado também quando um clube tem interesse em um atleta, mas a compra total, no entanto, é inviável, logo efetua-se o empréstimo. Essa situação acontece muito entre os times do Brasil e da Europa. O empréstimo também é comum quando um jogador não interessa no momento ao clube ou o próprio clube não esteja em temporada de jogos. Logo, efetua-se o empréstimo, para que o jogador tenha ritmo de jogo em outros clubes.
Em alguns casos, um valor de compra futuro pode ser estipulado entre as duas equipes. Outra regra facultativa é o impedimento de um jogador atuar contra o time que o empresta. O salário do jogador emprestado pode ser pago tanto pelo time que empresta, quanto pelo time que toma o empréstimo, existindo ainda uma possibilidade de serem repartidos os vencimentos do atleta.