heroína - meaning and definition. What is heroína
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is heroína - definition

COMPOSTO QUÍMICO
Heroina; Diamorfina

heroína         
sf (gr heroine)
1 Feminino de herói em todas as acepções desta palavra.
2 Mulher de valor, beleza ou talento extraordinários. Var: heróica.
sf (nome comercial) Farm Narcótico cristalino, branco, amargo, C21H23NO5, produzido de morfina porém mais poderoso que ela, cuja importação e venda são proibidas na maioria dos países, por ser um entorpecente perigoso; diacetilomorfina, acetomorfina, diacetilmorfina, diamorfina.
Cheese heroin         
Heroína negra
Cheese heroin, ou Heroína de queijo numa tradução literal para o português, é um uma droga derivada da Heroína, que recebe este nome por sua semelhança visual com o queijo ralado. A droga combina Heroína negra, proveniente do México, com medicamentos como o Tylenol, quem contém o anti-histamínico difenidramina.
Anna Morozova (heroína soviética)         
Anna Morozova (russa: Анна Морозова) (23 de maio de 1921 a 31 de dezembro de 1944) foi uma partisan soviética que mais tarde se juntou ao Exército Vermelho e se tornou uma recebedora póstuma do título de Herói da União Soviética, em 8 de maio de 1965, por suas atividades de resistência.

Wikipedia

Heroína

Heroína ou diamorfina é um Opiáceo frequentemente utilizado como droga recreativa devido ao seu efeito eufórico. Em medicina, é usada em vários países como analgésico ou em terapia de substituição opiácea. A heroína é geralmente injetada numa veia, embora possa também ser fumada ou inalada. Os efeitos são de início rápido e duram algumas horas.

Os efeitos secundários mais comuns são elevada dependência psicológica, hipoventilação, boca seca e euforia. Entre outros possíveis efeitos secundários estão abcessos, infeção das válvulas cardíacas, infeções do sangue, obstipação e pneumonia. Nos casos de consumo prolongado, os sintomas de abstinência têm início poucas horas após o último consumo. Quando injetada numa veia, o efeito da heroína é duas a três vezes superior ao de uma dose equivalente de morfina. Geralmente é vendida na forma de um pó branco ou castanho.

O tratamento da dependência de heroína consiste em terapia comportamental e medicação. Os medicamentos mais comuns são buprenorfina, metadona e naltrexona. Uma overdose de heroína pode ser tratada com nalaxona. Estima-se que em 2015 houvesse em todo o mundo 17 milhões de consumidores de opiáceos como a heroína. No mesmo ano, os opioides foram a causa de 122 000 mortes. O número total de consumidores de opiáceos aumentou entre 1998 e 2007, tendo a partir dessa data mantido-se relativamente estável. Nos Estados Unidos, cerca de 1,6% da população já consumiu heroína pelo menos uma vez na vida. Nos casos em que a causa da morte é uma droga, essa droga é geralmente um opioide.

A heroína foi sintetizada pela primeira vez pelo químico britânico Charles Alder Wright em 1874. A substância é produzida a partir da morfina, um produto natural derivado da papoila do ópio. O comércio internacional é regulamentado pela Convenção Única sobre Estupefacientes. Na maior parte dos países é ilegal produzir, possuir ou comercializar heroína sem autorização. Em 2015, 66% do ópio em todo o mundo era produzido no Afeganistão. A heroína é geralmente comercializada de forma ilegal e misturada com outras substâncias, como açúcar ou estricnina.

Examples of use of heroína
1. Los funcionarios con demasiada facilidad aseguraban que no era su problema, que los colombianos no eran los consumidores de cocaína y heroína.
2. Desde la Convención Única de 1'61 sobre Estupefacientes, la coca misma ha sido clasificada como una sustancia ilegal tan dañina como la cocaína o la heroína.