jurisperito - meaning and definition. What is jurisperito
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is jurisperito - definition

PESSOA QUE ESTUDA, DESENVOLVE OU APLICA A LEI, COMO ADVOGADOS, JUÍZES ETC.
Juristas; Jurisconsulto; Processualista; Consultor jurídico; Jurisperito
  • [[Rudolf von Ihering]], um dos mais importantes juristas do direito alemão.

Jurisperito         
m.
O mesmo que jurisconsulto.
(Lat. jurisperitus)
jurisperito         
adj (lat jurisperitu) Afeito à jurisprudência
sm Jurisconsulto, legisperito.
Jurista         
Um jurista e, em algumas acepções, jurisconsulto, jurisperito e, ainda, jurisprudente,Dicionário Aurélio, verbetes jurisconsulto, jurista, jurisperito e jurisprudente - nota-se que este último termo raramente é utilizado como sinônimo de jurisconsulto, e sim como relativo ao conjunto da jurisprudência é toda pessoa que dependa de licenciatura em direito para atuar profissionalmente.

Wikipedia

Jurista

Um jurista e, em algumas acepções, jurisconsulto, jurisperito e, ainda, jurisprudente, é toda pessoa que dependa de licenciatura em direito para atuar profissionalmente.

A esfera pública possui diversas espécies desta profissão como o promotor, procurador, juiz (em que estão inclusos desembargador e ministro do Judiciário), defensor público e delegado. Por outro lado, a esfera privada possui os advogados (nas mais diversas áreas de especialização) e os juízes arbitrais, apesar de estes não dependerem de formação jurídica para exercer o ofício no Brasil.

Um jurista, no sentido estrito, é alguém que estuda, analisa e comenta a lei, ensina Direito ou escreve livros jurídicos o que contrasta com um advogado, alguém que assessora e defende juridicamente um cliente e pensa o direito em termos práticos.

Uma pessoa pode ser um advogado e jurista, mas um jurista não é necessariamente um advogado, tampouco o advogado é necessariamente um jurista. O jurista possui um amplo conhecimento da "lei". O trabalho do jurista é o estudo, e análise da lei e trabalho do advogado é a defesa jurídica e a assistência judicial das pessoas particulares.

Na América Latina, especificamente, só se utiliza o termo jurista para fazer referência aos peritos em direito, em qualquer dos seus ramos, que alcançaram um alto nível de desenvolvimento teórico. Logo, o termo consiste numa distinção ou reconhecimento atribuído pela comunidade jurídica, até porque assim ninguém se intitula, mas é reconhecido como tal.