justiceiro - meaning and definition. What is justiceiro
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is justiceiro - definition

Justiceira; Vigilantismo
  • enforcados]] num [[estábulo]] por uma multidão em fúria por terem matado um ex-ajudante de [[xerife]] no [[Oklahoma]].

Justiceiro         
adj.
Que executa severamente as leis.
Severo; implacável.
M. Prov. trasm.
Litigante, demandista.
(De justiça)
justiceiro         
adj (justiça+eiro)
1 Rigorosamente justo, imparcial.
2 Severo, implacável.
3 Íntegro, incorruptível.
Justiceiro         
Um justiceiro é alguém que, ocorrendo um crime, e tomado por sentimentos de injustiça em relação às ocorrências, decide agir à margem da lei, procurando punir os supostos autores do crime. A essa situação, aplicam-se os termos autojustiça e vigilantismoː fazer justiça pelas próprias mãos.

Wikipedia

Justiceiro

Um justiceiro é alguém que, ocorrendo um crime, e tomado por sentimentos de injustiça em relação às ocorrências, decide agir à margem da lei, procurando punir os supostos autores do crime. A essa situação, aplicam-se os termos autojustiça e vigilantismoː fazer justiça pelas próprias mãos. Os autores de tais actos podem ser civis ou agentes da autoridade (entre outros) e podem estar ou não ligados de alguma maneira à vítima ou vítimas desse crime (ou eles próprios serem vítimas do crime).

Acontecimentos desses ocorreram durante a Lei de Lynch nos Estados Unidos do século XIX e parte do século XX; nesses casos, foram multidões a encetar essas perseguições. Tal comportamento é considerado reprovável judicialmente (e, na maioria das sociedades, é considerado, também, um ato moralmente reprovável), portanto considerado um crime como outro qualquer, punível à luz do Direito. Não deve ser confundido com autodefesa e, não é de resto, uma transgressão muito comum.