mênade - meaning and definition. What is mênade
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is mênade - definition

Bacantes; Bacante; Egle; Calícore; Ione (mitologia); Cálice (mitologia); Bruisa; Lista de ménades; Mênades; Anexo:Lista de ménades; Ione (ninfa); Eupétale; Cálice (ninfa); Silene (ninfa); Oquínoe; Ereuto; Acrete; Mete; Enante; Licaste; Estesícore; Prótoe; Trígie; Ménade
  • ''Bacchante'', por <br />[[William-Adolphe Bouguereau]], [[1894]]

Ménades         
thumb|Ménade (fragmento de cerâmica, [[ca. 480 a.
mênade      
sf (gr mainás, ádos)
1 Sacerdotisa de Baco; bacante.
2 Mulher dissoluta.
Menades         
COMUNA FRANCESA
Menades é uma comuna francesa na região administrativa de Borgonha-Franco-Condado, no departamento de Yonne. Estende-se por uma área de 5,58 km².

Wikipedia

Ménades

Na mitologia grega, as Ménades (do grego Μαινάδες, transl. mainádes: 'agitado por transportes furiosos"), também conhecidas como Bacantes (Βάκχαι), Tíades (Θυίαδες) ou Bassárides (Βασσαρίδες), eram ninfas seguidoras e adoradoras do culto de Dioniso (ou Baco, na mitologia romana). Eram conhecidas como selvagens e endoidecidas, de quem não se conseguia um raciocínio claro.

Durante o culto, dançavam de uma maneira muito livre e lasciva, em total concordância com as forças mais primitivas da natureza. Os mistérios que envolviam o deus provocavam nelas um estado de êxtase absoluto, entregando-se à desmedida violência, derramamento de sangue, sexo, embriaguez e autoflagelação.

Normalmente, eram representadas com cabelos desgrenhados entrelaçados de serpentes e vestidas com uma pele de veado, de raposa ou de pantera e tigre, com uma grinalda de hera e empunhando um tirso (bastão envolto em ramos de videira).