náuatle - meaning and definition. What is náuatle
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is náuatle - definition

LÍNGUA UTO-ASTECA FALADA NO MÉXICO
Nahuatl; Língua nahua; Náuatle; Náhuatl; Língua Náhuatl; Língua Azteca; Língua azteca; Língua náhuatl; Nauatle; Língua nahuatl; Língua nauatle; Língua Náuatle; Línguas astecas; Língua asteca; Língua mexicana; Hahuehuetl
  • 298x298px
  • 290px
  • Mapa mostrando as áreas do [[México]] onde o náuatle é falado hoje em dia (em vermelho) e onde se sabe que foi falado historicamente (verde).<ref>Mapa baseado em informações de Lastra de Suárez (1986), e Fowler (1985).</ref>
  • Página do Livro IV do [[Códice Florentino]]. O texto está em náuatle, grafado no [[alfabeto latino]].

nauatle         
sm Língua indígena do México, da grande família Uto-azteca, que foi uma das mais importantes da América pré-colombiana e ainda hoje é falada por cerca de 700 mil pessoas.
Naüatle      
m.
Língua ou dialecto do México.
náuatle      
s.2g.
-etnol
1 indivíduo dos náuatles v s.m.
-ling
2 língua falada pelos astecas, hoje extinta; asteca n adj.2g.
3 relativo a náuatle (acp. 1 e 2) ou próprio do povo desse nome ª náuatles s.m.pl.
-etnol
4 designação genérica dos grupos étnicos da família lingüística uto-asteca que habitam o México central e meridional e a América Central
-etim náuatle náhuatl 'id.'

Wikipedia

Língua náuatle

O náuatle (português brasileiro) ou nauatle (português europeu) (Nawatl, Nawatlahtolli), também chamado de asteca ou mexicano, (pronúncia nativa: [ˈnaːwatɬ] (escutar?·info) é uma língua pertencente à família uto-asteca, usada pelo povo náuatle e falada no território atualmente correspondente à região central do México desde pelo menos o século VII. No final do século XX, era falada por pouco menos de um milhão e meio de pessoas.

Na época da conquista espanhola e tlaxcalteca do México, no início do século XVI, era o idioma dos astecas, que dominavam o México central durante o fim do período pós-clássico da cronologia mesoamericana. A expansão e influência do Império Asteca fizeram com que o dialeto falado pelos astecas de Tenochtitlán se tornasse um dialeto de prestígio na Mesoamérica deste período. Com a introdução do alfabeto latino, o náuatle também se tornou uma língua literária e muitas crónicas, gramáticas, obras de poesia, documentos administrativos e códices foram escritos nos séculos XVI e XVII. Esta língua literária baseada no dialeto de Tenochtitlán foi chamada de náuatle clássico e está entre as línguas mais estudadas e bem-documentadas das Américas. Devido à popularidade da língua e, em parte, à expansão territorial por causa dos conquistadores, o rei Filipe II estabeleceu o náuatle como língua oficial do Vice-Reino da Nova Espanha.

Hoje em dia, os dialetos náuatles são falados em comunidades espalhadas na sua maior parte em áreas rurais. Existem diferenças consideráveis entre cada dialeto e alguns são mutuamente ininteligíveis. Todas sofreram diferentes graus de influência do castelhano. Nenhum dialeto moderno é idêntico ao náuatle clássico, mas aqueles que são falados no vale do México e em seus arredores são geralmente considerados como mais próximos, linguisticamente, a ele. Sob a Ley General de Derechos Lingüísticos de los Pueblos Indígenas ("Lei Geral de Direitos Linguísticos dos Povos Indígenas"), promulgada no México em 2003, o náuatle, assim como outras línguas indígenas do México foram reconhecidas como lenguas nacionales ("línguas nacionais") nas regiões onde são faladas, ostentando o mesmo statu que o castelhano.

O náuatle é um idioma com uma morfologia complexa, caracterizado por polissínteses e aglutinações, que permitem a construção de palavras longas, com significados complexos, a partir de diversos radicais e afixos. O náuatle foi influenciado por outras línguas mesoamericanas ao longo de séculos de coexistência, tornando-se parte da área linguística mesoamericana. Muitas palavras do náuatle foram apropriadas pelos idioma espanhol e passaram para centenas de outras línguas; em sua grande maioria, são palavras que designam conceitos nativos ao México central, que os espanhóis ouviram ser mencionados pela primeira vez em seus nomes náuatles, como, por exemplo, "tomate", "abacate", e "chocolate".