quinta-doença - meaning and definition. What is quinta-doença
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is quinta-doença - definition

Quinta doença
  • Eritema devido a infecção com B19 nas mãos de criança
  • Eritema facial devido ao vírus B19 em criança

Quinta justa         
O intervalo de quinta justa é um intervalo entre duas notas distantes entre si 7 semitons, ou 3 tons e meio. Por exemplo, a quinta justa de C é G, a de C# é G#, a de D é A, etc.
Quinta Vigia         
  • A Princesa Charlotte de Habsburg no mirante da Quinta Vigia - 1922
QUINTA NO FUNCHAL, MADEIRA
Quinta das Angústias; Quinta Lambert
A Quinta Vigia , também conhecida como Quinta das Angústias e Quinta Lambert, é uma quinta localizada na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, que funciona como residência oficial do presidente do governo da Região Autónoma da Madeira, território português.
Doença profissional (Portugal)         
Doença profissional é uma infecção provocada por uma Extremidades Empresariais, repetida e durável, que tem origem no exercício da profissão. Resulta diretamente das condições de trabalho e causa incapacidade para o exercício da profissão ou morte.

Wikipedia

Eritema infeccioso

O eritema infeccioso, também conhecido como quinta doença, é uma doença infecciosa causada pelo parvovírus B19 e transmitido pela respiração, tosse, espirro e secreções infectadas. É mais comum nas crianças, podendo ocorrer também em adultos. A principal característica é uma erupção cutânea que começa nas bochechas e se espalha pelos membros inferiores e pelo tronco. Em alguns casos a erupção é muito leve, quase imperceptível. Sinais como a febre são mais raros que a erupção acompanhada de dor de cabeça, dor de garganta e coceira. A maioria dos casos curam sozinhos após cerca de uma semana. Somente 10% das mulheres grávidas que contraem a doença apresentam complicações com o feto. Durante o período de incubação do vírus, normalmente 14 dias, a pessoa infectada pode disseminar o vírus para outras não causando qualquer sintoma até o aparecimento da vermelhidão nas bochechas. Após o aparecimento da erupção, não há mais risco de contágio. Não há vacina e nenhuma terapia relacionadas com a causa.

A designação de Quinta Doença tem origem histórica (século XIX), pois corresponderia ao que se acreditava ser na época a 5ª doença exantemática (pele com pintas provocadas por uma situação infeciosa) a ser clinicamente reconhecida, após sarampo, escarlatina, rubéola e a "doença de Dukes", esta última não tendo sido confirmada posteriormente.