são-tomeo- - meaning and definition. What is são-tomeo-
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is são-tomeo- - definition

SANTO, BISPO E MÁRTIR CRISTÃO
São Braz; São Brás de Sebaste; São Brás; São Blaise

Granja (São Tomé)         
Granja (São Tomé e Príncipe)
Granja é uma aldeia de São Tomé e Príncipe, localiza-se no Distrito de Caué, ilha de São Tomé, próxima às localidades de Boa Vista, São João dos Angolares e de Soledade.
Ribeira Palma (São Tomé)         
Ribeira Palma (ilha de São Tomé)
A Ribeira Palma é um curso de água do arquipélago de São Tomé e Príncipe, localizado no distrito de Lembá, ilha de São Tomé, corre para Oeste e desagua na Praia da Palma.
Dia de São Tomé         
Dia de São Tomás; Dia de Santo Tomás
O Dia de São Tomé (; ), celebrado a 21 de dezembro, é uma das festas mais importantes em várias cidades do País Basco espanhol, nomeadamente São Sebastião, Bilbau, Mondragón e Azpeitia. A origem da festa é provavelmente a celebração dum mercado popular que coincidia com o dia de pagamento de rendas, apesar do seu nome religioso.

Wikipedia

Brás de Sebaste

São Brás (Roma, c. 264 – Sebaste, c. 316) foi um mártir, bispo e santo católico que viveu entre os séculos III e IV na Armênia.

Ficou conhecido porque retirou, após uma breve oração, um espinho da garganta de uma criança. Por esse motivo, é padroeiro das doenças da garganta e, no dia de sua celebração a 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha, Campanário (Ribeira Brava), Arco da Calheta, Calheta (Madeira) e algumas da América Latina, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.

Foi capturado pelos romanos e decapitado no ano 316, sendo enterrado na cidade de Sebaste.

De acordo com entrada no Dicionário dos Santos, de Donald Attwater (Dicionário dos Santos, Donald Attwater. Círculo do Livro, São Paulo, 1983), "em Sebaste, na Armênia, parece ter existido um bispo chamado Brás que foi martirizado, provavelmente no tempo de Licínio. O relato tradicional de sua vida, no entanto, é muito posterior e dá ênfase excessiva a acontecimentos maravilhosos e a torturas, sem se referir a fatos históricos."

Seu culto se expandiu, tanto no Oriente quanto no Ocidente, a partir do século VIII, invocando-se suas bênçãos para doentes e animais por associação aos milagres que lhe foram atribuídos. Seus emblemas são um rastelo (ancinho) ou duas velas cruzadas.

É o santo patrono dos trabalhadores da lã. Na igreja latina, sua festa ocorre em 3 de fevereiro, nas igrejas orientais, seu dia é comemorado em 11 de fevereiro.