urundeúva - meaning and definition. What is urundeúva
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is urundeúva - definition

Astronium juglandifolium; Astronium urundeuva; Aroeira-da-serra; Urundeúva; Astronium urundeuva (M.Allemão) Engl.

urundeúva         
sf (do tupi) Bot Árvore anacardiácea (Astronium urundeuva); aroeira-preta.
urundeúva      
s.m. (-1618 cf. AFBrand) -angios árvore ( Astronium urundeuva ) da fam. das anacardiáceas, nativa do Brasil, de folhas alternadas, flores vermelhas diminutas, em panículas terminais, madeira de lei com veios claros e casca us. em curtume; arindeúva, aroeira, aroeira-do-campo, aroeira-do-sertão, aroeira-preta, orindeúva, urindeúva, urindiúba, uriunduba
-etim prov. tupi; para Nasc., alt. de uriunduba ; ver -uba ; f.hist. c1777 urendeuba

Wikipedia

Myracrodruon urundeuva

A urundeúva (Myracrodruon urundeuva, classificada anteriormente como Astronium juglandifolium e Astronium urundeuva) é também conhecida como aroeira, aroeira-preta, aroeira-do-sertão, uriunduba, aroeira-do-campo e aroeira-da-serra. A partir do ano de 2019 a espécie saiu da lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais a qual é citada como Astronium urundeuva. No estado de São Paulo, no Brasil, ocorre em ecótonos com vegetação de cerrado na floresta estacional semidecidual do noroeste e na decidual de transição, estando na lista oficial das espécies ameaçadas naquele estado, na categoria VU (vulnerável). Suas flores são insignificantes, se reunindo em grandes inflorescências. Seu fruto é uma pequena noz, encimada por um cálice que se parece com um paraquedas.

É nativa da caatinga e do cerrado, desde o estado do Ceará até o estado do Paraná, no Brasil. Encontrada também na Argentina, Paraguai e Bolívia. Embora os dados sejam insuficientes, a urundeúva é superexplorada devido a sua madeira resistente e agrupamentos dessa árvore, que antigamente era dominante na caatinga, estão desaparecendo. A madeira da urundeúva contém tanino, é pardo-avermelhada, dura e imputrescível, própria para ser usada em obras externas, como dormentes de linhas férreas, postes e na construção civil. Além disso, possui propriedades anti-inflamatória e cicatrizante. Essa planta é usada tradicionalmente na região da Caatinga para o tratamento de mulheres no período pós-parto.