zen-budista - meaning and definition. What is zen-budista
Display virtual keyboard interface

What (who) is zen-budista - definition

SINCRETISMO ARTÍSTICO ENTRE A GRÉCIA CLÁSSICA E A ÍNDIA BUDISTA
Arte greco budista; Arte Greco-budista; Arte Greco-Budista

zen-budista      
adj m+f e s m+f (zen+budista) Relativo ao, ou sectário do zen-budismo
Pl: zen-budistas.
Calendário budista         
Calendario budista
O calendário budista é um conjunto de calendários lunissolares usados principalmente nos países do Sudeste Asiático, como Camboja, Laos, Mianmar e Tailândia, bem como no Seri Lanca para ocasiões religiosas ou oficiais. Embora os calendários compartilhem uma linhagem comum, também têm variações menores, mas importantes, como horários de intercalação, nomes e numeração de meses, uso de ciclos, etc.
zen         
TRADIÇÃO BUDISTA QUE SURGIU NA CHINA POR VOLTA DO SÉCULO VII
Zen-budismo; Zen budis; Zen Budismo; Chán; Budismo Zen; C'han; Zen budismo
sm (jap zen) Variante japonês do budismo, cuja prática religiosa consiste essencialmente na autodisciplina e meditação profunda, com o fim de obter a revelação pela absorção mística e conseqüente penetração intuitiva nas verdades transcendentais, inatingíveis à concepção intelectual; também chamado zen-budismo.

Wikipedia

Arte greco-budista

A arte greco-budista é uma manifestação artística do Greco-budismo, um sincretismo cultural entre a cultura grega clássica e o Budismo, que se desenvolveu por um período de quase 1000 anos na Ásia Central, entre as conquistas de Alexandre o Grande no século IV a.C., e as conquistas islâmicas do século VII. A arte greco-budista é caracterizada pelo forte realismo idealista da arte Helenística e as primeiras representações de Buda em forma humana, o que ajudou a definir artisticamente (e, particularmente, na escultura) a arte budista pelo continente asiático até o presente. É também um forte exemplo de sincretismo cultural entre tradições ocidentais e orientais.

As origens da arte greco-budista podem ser encontradas no helenístico Reino Greco-Bactriano (250–130 a.C.), localizado onde hoje é o Afeganistão, de onde a cultura Helenística radiou para o subcontinente Indiano com o estabelecimento do Reino Indo-Grego (180–10 a.C.). Sob domínio do Reino Indo-Grego e então do império Cuchana, a interação das culturas grega e budista floresceu na área de Gandara, hoje ao norte do Paquistão, antes de se espalhar pela Índia, influenciando a arte de Matura, e depois a arte Hindu do Império Gupta, que foi estendido para o resto do Sudeste da Ásia, afetando fortemente a arte da bacia do Tarim, e, enfim, as artes da China, Coreia e Japão.