zoroastriano - meaning and definition. What is zoroastriano
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is zoroastriano - definition

RELIGIÃO E FILOSOFIA
Zoroastrianismo; Cronologia do zoroastrismo; Zoroastra; Masdeísmo; Mazdeismo; Mazdeísmo; Templo de fogo; Matismo; Parsismo; Zoroastriano; Zoroastrianos; Parsista; Parsistas; Mazdaquitas; Masdaísmo; Mazdaísmo; Zoroastrista; Zoroastras; Templo do fogo

Zoroastriano         
adj.
Relativo a Zoroastro ou ao zoroastrismo.
zoroastriano         
adj (Zoroastro, np+i+ano2) Relativo ou pertencente a Zoroastro ou ao zoroastrianismo
sm Aderente do zoroastrianismo.
Calendários zoroastrianos         
Calendário zoroastriano; Fasli; Shahanshahi; Qadimi
O calendário zoroastriano é um calendário religioso utilizado pelos seguidores do zoroastrismo, é usado ainda hoje pelos fiéis da religião de Zoroastro para suas festas religiosas.

Wikipedia

Zoroastrismo

O zoroastrismo, masdaísmo, masdeísmo/mazdeísmo ou parsismo é uma religião e filosofia fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra, a quem os gregos chamavam Zoroastro. É uma fé multifacetada centrada em uma cosmologia dualista do bem e mal e uma escatologia que prevê a conquista final do mal com elementos teológicos do henoteísmo, monoteísmo/monismo e politeísmo. Para alguns acadêmicos, os pontos chaves das principais doutrinas do Zoroastrismo sobre a escatologia e demonologia, como a crença no paraíso, na ressurreição, no juízo final e na vinda de um messias, viriam a influenciar o judaísmo, o cristianismo, o islamismo e outras religiões monoteístas.

Tem seus fundamentos fixados no Avestá e admite a existência de duas divindades (dualismo), as quais representam o Bem (Aúra-Masda) e o Mal (Arimã). Da luta entre essas divindades, sairia vencedora a divindade que representa o bem, a Aúra-Masda.