Ostealgia (dor óssea) - translation to russian
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

Ostealgia (dor óssea) - translation to russian

Densitometria Ossea; Densitometria Óssea
  • alt=

dor aguda         
SENTIMENTO ANGUSTIANTE
Dor aguda; Limiar de dor; Pigalgia; Dores; Algia
острая боль
dor         
SENTIMENTO ANGUSTIANTE
Dor aguda; Limiar de dor; Pigalgia; Dores; Algia
боль, боль, скорбь, горе, (мн. ч.) ревматические, невралгические боли
dor aguda         
SENTIMENTO ANGUSTIANTE
Dor aguda; Limiar de dor; Pigalgia; Dores; Algia
острая боль

Definition

algia
sf (algo4+ia1) Med Dor num órgão ou numa região do corpo, sem corresponder a lesão anatômica.
suf (algo4+ia1) Significa dor e é muito freqüente na nomenclatura médica: gastralgia, rinalgia.

Wikipedia

Densitometria óssea

A densitometria óssea é um método de diagnóstico para a osteoporose e osteopenia. É considerado o exame de referência para se medir a densidade mineral óssea. O equipamento mais utilizado para este exame usa a técnica de Absorciometria de Energia Dupla de Raios X ou DEXA (sigla em inglês para Dual Energy X-ray Absorptiometry).

A técnica DEXA pode avaliar a densidade óssea em vários locais, os três mais comuns são: coluna lombar, colo do fêmur (anca total) e antebraço (rádio distal).

Os aparelhos utilizados aliam precisão e rapidez na execução dos exames, o paciente não necessita de preparo especial e nem estar em jejum. Embora haja exposição à radiação, ela é baixa, da ordem de 0.001 mSv.

A técnica funciona medindo-se a intensidade dos raios X que atravessam o corpo. Os raios X são absorvidos pelos tecidos moles (músculos, gordura, pele, etc) e ossos. Como os ossos possuem maior densidade e elementos de número atômico mais alto, eles absorvem os raios X mais fortemente que os tecidos moles. Além disso, os raios X são absorvidos de forma diferente dependendo de sua energia. Dessa forma, usando-se feixes de raios X com duas energias diferentes e que atravessam o mesmo ponto do corpo, é possível calcular densidade superficial dos ossos, dados na unidade de g/cm2. Os dados de cada ponto são combinados para formar uma imagem que permite a identificação e análise das diversas regiões.

No Brasil, o Ministério da Saúde por meio da portaria no 451 de 2014, que versa sobre o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da osteoporose, estabelece a densitometria óssea por DEXA como a técnica diagnóstica para osteoporose, além do exame clínico.