Tratado de Versalhes - translation to russian
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

Tratado de Versalhes - translation to russian

DOCUMENTO QUE ENCERROU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Tratado de versalhes; Tratado de Versalhes; Tratado de Versailles; Tratado de Versalhes de 1919; Tratado de Versailles (1919)

Tratado de Versalhes         
Версальский договор
Tratado de Versalhes         
Версальский договор
Tratado INF         
  • Paul Nitze, estratega da política de defesa americana na [[Guerra Fria]].
  • Mikhail Gorbachev]] apertam as mãos após assinarem o Tratado INF.
  • Míssil balístico soviético de alcance intermediário móvel, [[SS-20 Saber]].
Tratado de Forças Nucleares de Médio-Alcance; Tratado INF; Tratado inf; Tratado de Forças Nucleares de Médio Alcance
(Tratado sobre a eliminação dos mísseis de alcance intermédio ou sobre Forças Nucleares de Alcance Intermédio) Договор РСМД (о ликвидации ракет среднего и меньшего радиуса действия)

Definition

ДЕ-ЮРЕ
[дэ, рэ], нареч., юр.
Юридически, формально (в отличие от де-факто).

Wikipedia

Tratado de Versalhes (1919)

O Tratado de Versalhes foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Alemanha o classificou como diktat (imposição). Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício assinado em Novembro de 1918 em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. A República de Weimar também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O ministro alemão do exterior, Hermann Müller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920. Na Alemanha, o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do nazismo.

No tratado foi criada uma comissão para determinar a dimensão precisa das reparações que a Alemanha tinha de pagar. Em 1921, este valor foi oficialmente fixado em 33 milhões de dólares. Os encargos a comportar com este pagamento são frequentemente citados como a principal causa do fim da República de Weimar e a subida ao poder de Adolf Hitler, o que inevitavelmente levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial apenas 20 anos depois da assinatura do Tratado de Versalhes.