Hematopoiético (que produz sangue) - traducción al ruso
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Hematopoiético (que produz sangue) - traducción al ruso

Função eritropoiética; Hemopoiese; Hematopoese; Função eritopoética; Órgão hematopoiético; Órgãos hematopoiéticos; Hematopoiético; Sistema hematopoiético; Função eritopoiética; Hematopoético; Hematopoiética; Hematopoietico; Hemocitopoese; Tecido hematopoiético; Mielopoiese; Hemopoese
  • Hematopoiese humana.<br>
* As características morfológicas das células hematopoiéticas são mostradas como observadas na mancha de Wright, na mancha de May-Giemsa ou na mancha de May-Grünwald-Giemsa. Os nomes alternativos de certas células são indicados entre parênteses.
* Certas células podem ter mais de uma aparência característica. Nesses casos, mais de uma representação da mesma célula foi incluída.
* Juntos, os monócitos e linfócitos compreendem agranulócitos, ao contrário dos granulócitos (basófilos, neutrófilos e eosinófilos) que ocorrem durante a granulopoiese.
* b., n. e e. representam basófilas, neutrofílicas e eosinofílicas, respectivamente - como no promielócito basofílico.
[1] O eritrócito policromático (reticulócitos) à direita mostra sua aparência característica quando corada com azul de metileno ou Azure B.<br>
[2] O eritrócito à direita é uma representação mais precisa de sua aparência na realidade quando vista através de um microscópio.<br>
[3] Outras células que surgem de monócitos: osteoclastos, microglia (sistema nervoso central), células de Langerhans (epiderme), células de Kupffer (fígado).<br>
[4] Para maior clareza, os linfócitos T e B são divididos para indicar melhor que a célula plasmática emerge da célula B. Observe que não há diferença na aparência das células B e T, a menos que uma coloração específica.

Hematopoiético (que produz sangue)      
гематопоэтический (продуцирующий кровь)
sangue azul         
FILME DE 2015 DIRIGIDO POR LÍRIO FERREIRA
Sangue Azul (filme)
голубая кровь
sangue azul         
FILME DE 2015 DIRIGIDO POR LÍRIO FERREIRA
Sangue Azul (filme)
голубая кровь

Definición

hematopoese
sf (hêmato+gr poiésis) Fisiol Formação dos glóbulos vermelhos do sangue
Var: hemopoese.

Wikipedia

Hematopoiese

Hematopoiese, também conhecida por hematopoese, hemopoese e hemopoiese, é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado conhecido como célula hematopoiética pluripotente, célula-tronco ou stem-cell. As células-tronco, que no adulto encontram-se na medula óssea, são as responsáveis por formar todas as células e derivados celulares que circulam no sangue.

Abrange o estudo de todos os fenômenos relacionados com a origem, com a multiplicação e a maturação das células primordiais ou precursoras das células sanguíneas, ao nível da medula óssea. A hematopoiese se divide em dois períodos:

1. Período Embrionário e Fetal: Iniciando no primeiro mês de vida pré-natal, surgem as primeiras células fora do embrião, são os eritroblastos primitivos.Na sexta semana, tem início a hematopoiese no fígado; o principal órgão hematopoiético nas etapas inicial e intermediária da vida fetal. Na fase intermediária da vida fetal, o baço e os nodos linfáticos desempenham um papel menor na hematopoiese, mas o fígado continua a dominar essa função. Na segunda metade da vida fetal, a medula óssea torna-se cada vez mais importante para a produção de células sanguíneas.

2. Período Pós-natal: Logo após o nascimento, cessa a hematopoiese no fígado, e a medula passa a ser o único local de produção de eritrócitos, granulócitos e plaquetas. As células-tronco e as células progenitoras são mantidas na medula óssea. Os linfócitos B continuam a ser produzidos na medula e órgãos linfóides secundários e os linfócitos T são produzidos no timo e também nos órgãos linfóides secundários. Ao nascer o espaço medular total é ocupado pela medula vermelha; na infância apenas parte desse espaço será necessária para a hematopoiese; o espaço restante fica ocupado pelas células de gordura. Mais tarde apenas os ossos chatos (crânio, vértebras, gradil torácico, ombro e pelve) e as partes proximais dos ossos longos (fêmures e úmeros) serão locais de formação de sangue.