lucerna - traducción al ruso
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

lucerna - traducción al ruso

Comuna de Lucerna; Tribschen; Luzern

lucerna         
(строит.) фонарь, световой люк, мансардное окно, слуховое окно
lucerna         
стр. фонарь, световой люк, см. lucarna
lucerna         
{f}
- (строит.) фонарь; световой люк;
- см. lucarna

Definición

Lucerna
f. Ant.
Clarabóia; abertura, por onde entre luz num edifício. Cf. Pant. de Aveiro, Itiner., 273, (2.a ed.).

Wikipedia

Lucerna

Lucerna (em alemão Luzern) é uma cidade da Suíça que dá nome ao cantão no qual está inserida; um dos 13 cantões que determinam a organização territorial de referência no pais. Tem uma população de 76 156 habitantes. Estende-se por uma área de 24,15 km², de densidade populacional de 2 371 hab/km². Confina com as seguintes comunas: Adligenswil, Ebikon, Emmen, Horw, Kriens e Meggen.

A língua oficial nesta comuna é o alemão.

A cidade situa-se a 436 metros de altitude, e tem 76 156 habitantes (2009). Situada nas margens do rio Reuss e banhada pelo Lago dos Quatro Cantões, Lucerna possui muitas indústrias: metalúrgica, química, têxtil, madeireira e de aparelhos eléctricos. A cidade é também um dos principais centros turísticos do país e sede de festivais internacionais de música.

Os monumentos principais de Lucerna são: restos da muralha medieval da cidade (Museggmauer), Torre da Água (construída cerca 1300) acessível através da Kapellbrücke (a ponte de madeira coberta mais antiga de Europa),a Spreuerbrücke, outra ponte coberta com telas barrocas alusivas à dança da morte (Totentanz). Possui inúmeras igrejas das quais se destacam a Hofkirche igreja renescentista com estatudo de catedral até ao século XIX, a dos Franciscanos em estilo gótico mas com altares e várias capelas laterais em estilo barroco (c. 1200) e dos Jesuítas (1560) a primeira igreja barroca da Suíça. Enre outros edifício destacam-se o edifício da câmara municipal de estilo renascentistae o palácio do governo cantonal também este renascentista.

A cidade não deve ser confundida com Lugano e Locarno, cidades suíças de língua italiana do cantão de Tessino.