En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Pólvora é a designação de qualquer mistura pouco explosiva de substâncias, que queima com rapidez, usada como carga propelente em armas de fogo, ou agentes explosivos em atividades de mineração ou desobstrução, e também em fogos de artifício.
A primeira dessas misturas, existente no Extremo Oriente desde o século IX, convencionou-se chamar pelo retrônimo pólvora negra (do inglês "black powder") no Mundo ocidental. Esse primeiro explosivo químico conhecido, consiste em uma mistura de enxofre (S), carvão vegetal (C) e nitrato de potássio (salitre, KNO3). O enxofre e o carvão atuam como combustíveis, enquanto o salitre é um oxidante.
Por causa de suas propriedades incendiárias e da quantidade de calor e volume de gás que gera, a pólvora tem sido amplamente utilizada como propelente em armas de fogo, artilharia, foguetes e pirotecnia, incluindo o uso como agente de detonação de explosivos em pedreiras, mineração e construção de estradas.
A pólvora é classificada como "baixo explosivo" devido à sua taxa de decomposição relativamente lenta e, consequentemente, baixa potência explosiva. "Explosivos baixos" deflagram (ou seja, queimam) em velocidades subsônicas, enquanto "explosivos altos" detonam produzindo uma onda de choque supersônica.
A ignição da pólvora embalada atrás de um projétil gera pressão suficiente para forçar o tiro através do cano em alta velocidade, mas geralmente não gera força suficiente para romper o cano da arma. A pólvora é, portanto, um bom propulsor, mas é menos adequada para quebrar rochas ou fortificações com seu poder explosivo de baixo rendimento. Entretanto, transferindo energia suficiente (da pólvora em chamas para a massa da bala de canhão, e depois da bala de canhão para as fortificações opostas por meio da bala), eventualmente, um ataque de artilharia, pode destruir as defesas fortificadas do oponente.
A pólvora foi amplamente usada para encher balas de artilharia fundidas (e também usadas em projetos de mineração e engenharia civil) até a segunda metade do século XIX, quando os primeiros explosivos foram usados. A pólvora não é mais usada em armas modernas, nem é usada para fins industriais, devido ao seu custo relativamente ineficiente em comparação com alternativas mais recentes, como dinamite e nitrato de amônio / óleo combustível. Hoje, as armas usando pólvora se limitam principalmente à caça, tiro ao alvo e encenações históricas sem balas.