En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Saibro é o produto de alteração de rochas quartzo-feldspáticas, como granitos e gnaisses. No mundo do tênis chama-se de saibro ou terra batida um dos três principais tipos de superfícies que se utilizam nas quadras, o mais lento de todos eles. Este tipo de piso é tradicionalmente preparado com uma mistura de areia, pedra e argila e possui uma cor alaranjada, podendo entretanto ser preparado com uso de outras substâncias como o chamado "hard-tru", uma espécie de "saibro" o qual contém mais partículas de origem rochosa, utilizado em alguns torneios estadunidenses ou o saibro de coloração azul que foi utilizado pela primeira e última vez no Masters 1000 de Madri. Vale ressaltar que esse saibro azul foi tingido, e tinha a função de ressaltar a marca da Mutua Madrileña,o banco que é o principal patrocinador do evento. O saibro tradicional tem por característica proporcionar jogos mais lentos e disputados do que em uma quadra de grama ou asfalto e também é uma rocha sedimentar.
O torneio de Roland Garros se joga em saibro e é o único dos 4 Grand Slams do tênis a ser disputado nessa superfície.
Tradicionalmente é a superfície preferida dos países latinos: além da própria França, este tipo de quadra predomina nas competições de todos os outros principais países latinos do circuito: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Portugal, Espanha e Itália.
A mais vitoriosa atleta de saibro em atividade é a tenista belga Justine Henin, que acumula quatro Abertos da França enquanto o espanhol Rafael Nadal é reconhecido como rei do saibro por seu desempenho ímpar neste tipo de solo incluindo o recorde de 81 vitórias consecutivas em termo de partidas ou 14 vezes campeão desse torneio.
O tenista brasileiro Gustavo Kuerten foi um dos maiores expoentes em quadras de saibro na história recente do tênis mundial, conquistando dezenas de títulos ATP nesse terreno, sendo três torneios de Grand Slam no Aberto da França de 1997, 2000 e 2001.