êxtase - significado y definición. Qué es êxtase
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es êxtase - definición

Êxtase religioso; Êxtases; Êxtase místico
  • "Bharata Natyam", dança clássica indiana de inspiração sagrada
  • Jean Benner (1836–1906) "êxtase" (Museu de Arte Contemporânea de Estrasburgo)

êxtase         
sm (gr ékstasis)
1 Psicol Estado de alma em que os sentidos se desprendem das coisas materiais, absorvendo-se no enlevo e contemplação interior.
2 No culto grego de Dioniso, estado de inspiração e entusiasmo religioso.
3 Arrebatamento, enlevo ou rapto dos sentidos, causado por uma grande admiração ou por um vivíssimo prazer que absorve todo e qualquer sentimento.
4 Med Estado mórbido, em que uma idéia fixa empolga todas as faculdades físicas e intelectuais de tal maneira que o doente perde a consciência da existência própria e fica insensível a quaisquer ações externas.
Êxtase         
m.
Arrebatamento de ânimo.
Arroubo.
Enlêvo.
Contemplação íntima de coisas sobrenaturaes.
(Lat. exstasis)
Êxtase         
Êxtase, literalmente quer dizer arrebatar-se, desprender-se subitamente, sair de si, elevar-se (do grego ékstasis, pelo latim tardio ecstase, exstase) FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.

Wikipedia

Êxtase

Êxtase, literalmente quer dizer arrebatar-se, desprender-se subitamente, sair de si, elevar-se (do grego ékstasis, pelo latim tardio ecstase, exstase) , corresponde ao sentimento de prazer, expressão tanto utilizada para descrever o orgasmo como o transe, resultado da meditação, sendo que em algumas manifestações culturais, a exemplo do Ioga tântrico, há relação do orgasmo com o êxtase religioso a ser aprendida. Referindo-se ao "transe" religioso pode ser também descrito como " consciência cósmica" (ampliada), "comunhão com a natureza"; "iluminação" e ainda vocábulos de religiões específicas como nirvana que, no budismo, significa paz, estado de ausência total de sofrimento.

Por se derivar de uma palavra grega (ékstasis) poderia se ter como padrão o transe profético e visões talvez causadas por inalações do vapor (etileno? ou dióxido de carbono de origem vulcânica?) respirado por Pítia a Sacerdotisa de Apolo do oráculo de Delfos ou e as experiências de possessão do culto de Dioniso e por extensão das religiões pagãs , utilizando a classificação católica que se distingue das não cristãs com seus transes associados ao jejum, orações, abstinência sexual e/ou auto-flagelação e exorcismos.

Um livro clássico e esclarecedor sobre o tema foi escrito por William James, (1842 – 1910) Variedades da experiência religiosa (1914). Uma reflexão sobre a ampla possibilidade de definições do êxtase ou transe na realidade traduz a diversidade de religiões e crenças humanas.