índice - significado y definición. Qué es índice
Display virtual keyboard interface

Qué (quién) es índice - definición


Índice remissivo         
Um índice remissivo (não confundir com o índice de conteúdos) é uma lista de palavras ou frases que remete à localização do material no interior de um livro ou de uma publicação. Os termos incluirão nomes de pessoas, lugares, eventos, e conceitos ordenados alfabeticamente, a cada um correspondendo um número de página.
Índice (estruturas de dados)         
Índice, no contexto da estrutura de dados, é uma referência associada a uma chave, que é utilizada para fins de otimização, permitindo uma localização mais rápida de um registro quando efetuada uma consulta. Em termos teóricos é uma estrutura que possibilita acesso a um item indexado desde que a busca tenha complexidade inferior a complexidade linear, podendo ser logarítmica ou constante.
índice         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO DE UM PROJETO DA WIKIMEDIA
Índices
sm (lat indice)
1 Lista detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos etc., com a indicação de sua localização no texto.
2 Catálogo.
3 Relação alfabética.
4 Sinal distintivo que se dá a uma letra quando se emprega num mesmo cálculo para representar muitas grandezas semelhantes.
5 Indicador.
6 Ponteiro.
7 V índex, acepção 3.
8 Termo de biometria que significa a relação dos valores numéricos de duas dimensões ou de quaisquer caracteres exprimíveis por números.
9 Antrop Relação entre duas dimensões, medidas no esqueleto ou no indivíduo vivo.
10 Aquilo que denota alguma qualidade: O jogo apresentou bom índice técnico.
11 Econ Número usado para indicar variação em magnitude (como de custo, preço ou volume de produção, custo de vida etc.), comparada com a magnitude em um dado período, tomada como 100 (como, p ex, o nível do custo de vida em 1973 comparado com o de 1953).
12 Econ polít Valor numérico abstrato que retrata a oscilação do mercado mobiliário, com base na média das cotações de um grupo de ações que o representa, referido a uma data determinada
Í. alfabético: o que se limita a dispor os artigos por ordem alfabética
Í. analítico: relação, em ordem alfabética no fim do volume, seguida do respectivo número da página, dos vários assuntos, autores, lugares etc., com a finalidade de facilitar ao leitor a localização dos assuntos que mais lhe interessem
Í. cefálico: a razão da largura máxima da cabeça para o seu comprimento máximo, multiplicada por 100
Í. craniano: a razão da largura máxima do crânio para a sua altura máxima, multiplicada por 100. Í. de conteúdos, Inform: a) conjunto de dados, no início de um CD, que descreve quantas trilhas existem no disco, suas posições e comprimentos; b) num título multimídia, página com uma lista dos cabeçalhos de todas as outras páginas principais, e ligações que permitem que um usuário as acesse. Í. de exposição ASA, Fot: método padrão utilizado para codificar a sensibilidade de um filme fotográfico
Í. de refração, Fís: razão da velocidade da luz ou outra radiação no primeiro de dois meios, para sua velocidade no segundo, enquanto passa de um para outro, sendo o primeiro meio comumente considerado um vácuo
Í. remissivo: o que faz referência aos pontos ou acepções das rubricas tratados em diversas partes do livro
Í. sistemático: o que engloba os diversos artigos em corpos subordinados e epígrafes mais gerais.
Ejemplos de uso de índice
1. El país tenía que diversificar, dijeron, atrayendo inversión y utilizando su fuerza laboral barata y esmerada para aumentar la producción de bienes de exportación con un alto índice de mano de obra.
2. Al anunciar medidas enérgicas contra la presencia de armas en la ciudad, Booker dejó claro cómo ve a la inmigración en lo que atañe a la reducción del crimen: "Es importante que no tengamos un ambiente en Newark en el que quienes tienen o no documentos, estén o no naturalizados, se sientan atemorizados de hablar con la policía". Cuando fue elegido el año pasado, Booker prometió que derrotaría el creciente índice de criminalidad, la principal preocupación del 80 por ciento de sus habitantes que vieron la tasa de homicidios de Newark dispararse en un 50 por ciento entre 2002 y 2006.