-quilo - significado y definición. Qué es -quilo
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es -quilo - definición

Buffet por quilo; Buffet a quilo

meio-quilo         
sm gír Indivíduo baixote
Pl: meios-quilos.
Meio-Quilo         
Meio-Quilo (no original, Half Hitch) é um personagem de tira de quadrinhos, criado por Hank Ketcham (mais famoso pelo personagem Dennis, o Pimentinha), em 1943, para a revista norte-americana Saturday Evening Post. Na tira original ele não tinha nome.
quilo         
sm (gr khilós) Fisiol Produto da digestão, em forma líquida, na sua última fase; líquido esbranquiçado a que ficam reduzidos os alimentos na última fase da digestão nos intestinos. Fazer o quilo: dormir após uma refeição.
sm Forma reduzida de quilograma; mil gramas.
elem comp (fr kilo, do gr khilioi) Designativo de mil: quilograma, quilolitro.
elem comp (gr kheîlos) Exprime a idéia de lábio: quilocacia, quilorragia.

Wikipedia

Comida por quilo

Um restaurante de comida por quilo (ou comida a quilo, ou quilão) serve uma variedade de alimentos prontos que o cliente escolhe a vontade, como num buffet livre (self-service), mas que são cobrados de acordo com o peso consumido, em vez de por pessoa ou por prato.

Restaurantes por quilo são comuns onde há concentração de comércio e escritórios, como em shopping centers, e são uma opção comum de almoço rápido para empregados. Muitos desses restaurantes só funcionam por quilo durante o almoço, e fecham ou mudam para serviço a la carte fora desse período. Além de estabelecimentos individuais, hoje há várias redes e franquias de restaurantes desse tipo.

Há relatos de restaurantes por quilo na Europa na década de 1960, mas o modelo só se difundiu no Brasil no final da década de 1980, competindo principalmente com os tradicionais restaurantes de serviço a la carte, sistema de rodízio, lanchonetes e restaurantes de prato feito; bem como com os buffets de preço único e redes de fast food que haviam surgido poucos anos antes. No início, limitados a pratos simples, foram com o tempo se diversificando e ampliando seu cardápio. Em poucos anos esta modalidade de serviço, que teve grande aceitação pelo publico, se espalhou por todo o país, e muitos restaurantes tradicionais também aderiram ao modelo. No final da década de 1990, restaurantes de comida por quilo foram também introduzidos em Portugal, por influência brasileira.