DIU - significado y definición. Qué es DIU
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es DIU - definición

DIU; Dispositivos intra-uterinos; Dispositivo intra uterino; Dispositivo intra-uterino

Diu         
(v. "Dio")
DIU         
sm (sigla de Dispositivo Intra-Uterino) Aparelho contraceptivo, de plástico ou metal, de aplicação intra-uterina.
Diu         
thumb|Diu nos princípios do (Braun et Hogenberg, 1600)

Wikipedia

Dispositivo intrauterino

Um dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno dispositivo contracetivo em forma de T que é colocado no útero de uma mulher para prevenir uma gravidez. Os DIU são um método contracetivo reversível e de longa duração. Entre todos os métodos contracetivos, os DIU e os implantes contracetivos são os que apresentam maior satisfação entre os utilizadores. As mulheres que prestam aconselhamento de planeamento familiar escolhem métodos de longa duração com maior frequência (41,7%) do que o público em geral (12,1%). Os DIU são seguros e eficazes também durante a adolescência e em mulheres que nunca tiveram filhos. Assim que um DIU é removido, mesmo após utilização prolongada, a fertilidade regressa rapidamente ao normal.

Os DIU de cobre têm uma taxa de falha de cerca de 0,8% no primeiro ano. Os DIU hormonais com levonorgestrel têm uma taxa de falha de 0,2% no primeiro ano. Comparativamente, a esterilização masculina e o preservativo masculino têm uma taxa de falha de 0,15% e 15%, respetivamente. Os DIU de cobre podem ainda ser usados como contraceção de emergência no prazo de cinco dias após uma relação sexual desprotegida.

Entre os possíveis efeitos adversos dos DIU de cobre estão o aumento do período menstrual e cólicas menstruais. enquanto os DIU hormonais podem diminuir o período menstrual ou interromper a menstruação. No entanto, as mulheres podem ter escapes durante vários meses e pode levar até três meses para que se verifique uma diminuição de 90% no período. As cólicas podem ser aliviadas com anti-inflamatórios não esteroides. Entre outras possíveis complicações mais graves estão a expulsão do dispositivo (2–5%) e raramente a perfuração do útero (menos de 0,7%). Os DIU não afetam a amamentação e podem ser colocados imediatamente após um parto ou aborto.

Nos Estados Unidos, a utilização de DIU aumentou de 0,8% em 1995 para 5,6% entre 2006 e 2010. A utilização de DIU como método contracetivo data do século XIX. Um modelo antigo de DIU, denominado Dalkon shield e entretanto retirado do mercado, estava associado a um aumento do risco de doença inflamatória pélvica (DIP). No entanto, os modelos atuais não afetam o risco de DIP em mulheres sem infeções sexualmente transmissíveis durante o período de aplicação.

Ejemplos de uso de DIU
1. The Songun politics of the WPK originated from the DIU.
2. The bulletins wrote about the immediate tasks and ultimate goal of the DIU, noting that WPK began striking its historical roots with the formation of the DIU by President Kim Il Sung on Oct. 17, 1'26.
3. The article recalled that Kim Il Sung formed the DIU on Oct. 17, 1'26, adding that the DIU became the roots of the Workers‘ Party of Korea and its formation meant the start of the Korean revolution.
4. The bulletin said that the history of the WPK began with the formation of the DIU by President Kim Il Sung on Oct. 17, 1'26, introducing in detail the immediate tasks and the final goal of the DIU.
5. Herein lies a sure guarantee for the accomplishment of the cause of the DIU.