Feixe ( ) - significado y definición. Qué es Feixe ( )
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es Feixe ( ) - definición

Feixe gaussiano
  • Topo: perfil de intensidade transversal de um feixe gaussiano que propaga para fora da página. Curva azul: amplitude do campo elétrico (ou magnético) vs posição radial em relação ao eixo do feixe. A curva preta é a intensidade correspondente.

Teoria dos feixes         
OBJETO MATEMÁTICO
Teoria de feixes; Feixe (matemática)
Em topologia, um pré-feixe \mathcal{F} em um espaço topológico X é um funtor contravariante da categoria dos abertos de X numa categoria \mathcal{C}.
Bloqueio da divisão posteroinferior do ramo esquerdo do feixe de His         
FEIXE DE FIBRAS LOCALIZADO NO INTERIOR DO MÚSCULO CARDÍACO, COM CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE IMPULSOS NERVOSOS.
Bloqueio da divisão posteroinferior do ramo esquerdo do feixe de His; Feixe atrioventricular
Bloqueio da divisão póstero inferior do ramo esquerdo do feixe de His é uma arritmia cardíaca na qual o impulso elétrico provindo do nódulo átrio ventricular não passa através da divisão póstero inferior do ramo esquerdo do feixe de His, mas apenas através da divisão ântero superior do mesmo ramo e do ramo direito do mesmo feixe.
Feixe vascular         
  • Corte transversal em ''[[Apium graveolens]]'', mostrando feixes vasculares, que incluem floema e xilema
  • Detalhe de um feixe vascular em ''[[Zea mays]]''
  • Feixe vascular na folha de ''[[Metasequoia glyptostroboides]]''
Um feixe vascular é um dos elementos que constituem o sistema de transporte das plantas vasculares. O transporte propriamente dito ocorre no tecido vascular, que existe sob duas formas, o xilema e o floema.

Wikipedia

Feixe de Gauss

Em óptica, um feixe gaussiano ou feixe de Gauss é um feixe de radiação eletromagnética monocromática, cujos perfis transversais de amplitude do campo elétrico e magnético são dados por uma função de Gauss; isto também implica um perfil de intensidade gaussiano. Este modo gaussiano transversal fundamental (ou TEM00) descreve a saída da maioria (mas não todos) dos lasers, como tal um feixe pode ser focado na região mais concentrada. Quando tal feixe é refocado por uma lente, a dependência de fase transversal é alterada; isto resulta em um feixe gaussiano diferente. Os perfis de amplitude dos campos elétricos e magnéticos em torno de qualquer feixe gaussiano circular (para dado comprimento de onda e polarização) são determinados por um único parâmetro, a chamada cintura do feixe w0. Em qualquer posição z relativa à cintura (foco) ao longo de um feixe que tem uma w0 específica, as amplitudes e fases do campo são determinadas como detalhado abaixo.

Soluções arbitrárias da equação paraxial de Helmholtz podem ser expressas como combinações dos modos de Hermite-Gauss (cujos perfis de amplitude são separados em x e y utilizando coordenadas cartesianas) ou similarmente como combinações dos modos de Laguerre-Gauss (cujos perfis de amplitude são separados em r e θ utilizando coordenadas cilíndricas). Em qualquer ponto ao longo do feixe z, estes modos incluem o mesmo fator de Gauss como o modo gaussiano fundamental multiplicando os fatores geométricos adicionais para o modo específico. Entretanto diferentes modos propagam com uma fase diferente de Gouy, razão pela qual o perfil transversal líquido devido a uma superposição de modos evolui em z, enquanto a propagação de qualquer modo de Hermite-Gauss único retém a mesma forma ao longo do feixe.

Embora existem outras possíveis decomposições modais, estas famílias de soluções são as mais úteis para problemas envolvendo feixes compactos, isto é, quando a potência óptica é bem proximamente confinada ao longo de um eixo. Mesmo quando um laser não está operando em um modo gaussiano fundamental, sua potência irá geralmente ser encontrada nos modos de ordem mais baixa usando estas decomposições, pois a extensão espacial dos modos de ordem mais alta irão tender a exceder as fronteiras de um ressonador (cavidade) laser. "Feixe gaussiano" normalmente implica radiação confinada ao modo gaussiano transversal fundamental (TEM00).