En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Mathangi Maya Arulpragasam, OBE (em tâmil: மாதங்கி 'மாயா' அருள்பிரகாசம்) ( Hounslow, Londres, 18 de julho de 1975), mais conhecida como M.I.A., é uma cantora, rapper, compositora, cineasta, produtora, diretora e ativista britânica, de origem tâmil (Sri Lanka). As suas composições combinam elementos da música eletrônica, música alternativa, dança, hip hop e world music. M.I.A. começou sua carreira em 2000 como artista plástica, designer e cineasta no Leste de Londres, antes de começar sua carreira musical em 2002. Alcançando destaque no início de 2004 com seus singles "Sunshowers" e "Galang" traçando pelo Reino Unido e Canadá alcançando na Billboard Hot Dance Singles Sale a 11ª posição, ela já foi nomeada ao Oscar, dois Grammy Awards e dois Mercury Prize.
Ela lançou seu álbum de estreia, "Arular" em 2005, e seu segundo álbum "Kala" em 2007, ambos aclamados pela crítica especializada. Arular entrou nas paradas da Bélgica, Suécia, Japão, Noruega e nos EUA onde alcançou 16 no Billboard Album Chart Top Independent e número 3 no Dance/Electronic Albums Chart. Kala foi certificado de prata no Reino Unido, de ouro no Canadá e nos Estados Unidos , onde liderou o Dance/Electronic Albums Chart, ele também entrou em vários países da Europa, no Japão e na Oceania. O primeiro single do álbum "Boyz" alcançou Top 10 no Canadá e no Billboard Hot Dance Songs. O terceiro single do álbum "Paper Planes" entrou no Top 20 mundial e chegou ao número quatro no Billboard Hot 100.
"Paper Planes" foi certificado de ouro na Nova Zelândia e três vezes disco e platina no Canadá e nos EUA, a partir de novembro de 2011 foi classificada como a sétima maior canção da era digital feita por um artista britânico. Tornou-se o 2º maior single da XL Recordings até o momento. O terceiro álbum de M.I.A., "Maya" estilizado /\/\/\Y/\ foi lançado em 2010 logo após a controvérsia acerca do curta-metragem "Born Free". Este foi o álbum que, apesar das críticas medianas, alcançou melhores posições nos charts ao redor do mundo, alcançando número nove nos EUA e ficando em primeiro novamente no Dance/Eletronic Albums. Também estreou no Top 10 da Finlândia, Noruega, Grécia e Canadá. O single "XXXO" alcançou Top 40 no Reino Unido, Bélgica e Espanha. M.I.A. já lançou quatro turnês mundiais, passando no Brasil somente com uma delas, a Arular Tour em 2005 M.I.A. performou no Tim Festival no Rio de Janeiro e São Paulo ao lado de Deize Tigrona. "Bucky Done Gun", música lançada por M.I.A. (álbum Arular) em 2005 teve como base a música "Injeção" de Deize Tigrona, que é fundadora da sua própria gravadora multimídia, a NEET Recordings.
Primeiras composições da M.I.A. foram feitas com o Roland MC-505, posteriormente seu trabalho foi marcado pela evolução de seu som, com texturas em camadas de instrumentos, eletrônica e samples sonoros incomuns para formar seu aclamado e distintivo estilo de música avant garde. Liricamente incorporando uma gama de referências políticas, sociais, filosóficas e culturais que tem desafiado as convicções existentes de música pop. M.I.A. foi um dos primeiros artistas a ganhar público através da internet depois de postar muitas de suas canções em sites como o MySpace. M.I.A. é filantropa e humanitária fora de sua carreira musical. Em 2002 recebeu uma nomeação ao "Alternative Turner Prize" pela sua arte. Ela é a única artista na história a ser nomeada para um Oscar, Grammy, Brit Awards, Mercury Prize e Alternative Turner Prize e a primeira artista de origem asiática a ser nomeada para um Oscar e Grammy no mesmo ano. Em 2005, MIA foi a artista do ano pela URB e apontada como uma das artistas de definem a década dos anos 2000 pela revista Rolling Stone na sua lista de "Melhores da Década". A revista Esquire classificou M.I.A. como uma das 75 pessoas mais influentes do século XXI e a revista Time nomeou M.I.A. umas das pessoas mais influentes do mundo.