SIDA - significado y definición. Qué es SIDA
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es SIDA - definición

DOENÇA DO SISTEMA IMUNITÁRIO CAUSADA PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA
AIDS; SIDA; Aids; Sida em África; Síndrome da imuno-deficiência adquirida; Aidético; Síndrome de imunodeficiência adquirida; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Coquetel anti-HIV; Coquetel anti-AIDS; Doença pelo vírus da imunodeficiência humana; Visconti (Aids); Sida; HIV positivo; Vírus da AIDS; Sidático

Sida         
f.
Gênero de plantas malváceas.
Sida         
sf Bot Gênero (Sida) da família das Malváceas, constituído de ervas e arbustos tropicais, que têm pequenas cores brancas ou amarelas, seguidas por 5 ou mais esquizocarpos com óvulos pendentes solitários. Inclui espécies que fornecem fibras úteis ou substâncias mucilaginosas. Inclui a guaxuma.
sida         
sm Segundo as escrituras bramânicas, seres dotados de uma pureza perfeita e de poderes sobrenaturais.

Wikipedia

Síndrome da imunodeficiência adquirida

Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA; em inglês: acquired immunodeficiency syndrome, AIDS) é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH; em inglês: human immunodeficiency virus, HIV). Durante a infecção inicial, uma pessoa pode passar por um breve período doente, com sintomas semelhantes aos da gripe. Normalmente isto é seguido por um período prolongado sem qualquer outro sintoma. À medida que a doença progride, ela interfere mais e mais no sistema imunológico, tornando a pessoa muito mais propensa a ter outros tipos de doenças, como infecções oportunistas e câncer, que geralmente não afetam as pessoas com um sistema imunológico saudável.

O HIV é transmitido principalmente através de relações sexuais sem o uso de preservativo (incluindo sexo anal e, até mesmo, oral), transfusões de sangue contaminado, agulhas hipodérmicas e de mãe para filho, durante a gravidez, o parto ou amamentação. Outros fluidos corporais, como saliva e lágrimas, não transmitem o vírus. A prevenção da contaminação pelo HIV, principalmente através de programas de sexo seguro e de troca de agulhas, é uma estratégia fundamental para controlar a propagação da doença. Apesar de ainda não existir uma cura definitiva ou uma vacina, o tratamento antirretroviral pode retardar o desenvolvimento da doença e elevar a expectativa de vida do portador do vírus. Enquanto o tratamento antirretroviral reduz o risco de morte e de complicações da doença, estes medicamentos são de alto custo e estão associados a diversos efeitos colaterais. No entanto, há três casos confirmados de pacientes que eliminaram o vírus do corpo após realizarem um transplante de medula óssea, em que tiverem células-tronco implantadas em seu organismo que vieram de um doador com uma mutação genética forneceu resistência ao HIV. Tal procedimento, todavia, ainda é arriscado e complexo para ser aplicado a todos os soropositivos.

A pesquisa genética indica que o HIV surgiu no centro-oeste da África durante o início do século XX. A AIDS foi reconhecida pela primeira vez em 1981, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, e a sua causa — o HIV — foi identificada na primeira metade da década. Desde a sua descoberta, a AIDS causou a morte de aproximadamente 30 milhões de pessoas (até 2009). Em 2010, cerca de 34 milhões de pessoas eram portadoras do vírus no mundo. A AIDS é considerada uma pandemia, um surto de doença que está presente em uma grande área e que está se espalhando ativamente.

HIV/AIDS têm tido um grande impacto na sociedade contemporânea, tanto como uma doença quanto como uma fonte de discriminação. A doença também tem impactos econômicos significativos. Há muitos equívocos sobre o HIV/AIDS, tais como a crença de que ela pode ser transmitida pelo contato casual não sexual. A doença também se tornou sujeita a muitas controvérsias envolvendo as religiões, além de ter atraído a atenção médica e política internacional (e um financiamento de larga escala) desde que foi identificada em 1980. Mais de 75 milhões de pessoas foram infectadas em todo o mundo até o final de 2019. Aproximadamente 34,7 milhões de pessoas até 2020 morreram.

Ejemplos de uso de SIDA
1. This was the third seminar on the issue organised by the SIDA.
2. Four films — Sida, Taxi, The Last Piece and The Lost Dream — were shown yesterday.
3. Five years ago Sida committed $25m in loans and grants for the water project, then estimated to cost $464m.
4. Ѓ@Pyongyang, el primero de diciembre (ATCC) –– Hoy es el Dia mundial del SIDA que fue definido con el objetivo de agrandar la atencion social a la peligrosidad y la prevencion del SIDA, conocido como "peste" del siglo XX. Ѓ@El periodico Minju Joson en su edicion del dia primero se refiere con datos estadisticos a que a escala mundial sigue difundiendose el SIDA y sus catastroficas consecuencias entran en la etapa alarmante y prosigue: La gravedad del SIDA es que este mal afecta al crecimiento de nuevas generaciones.
5. "I have a feeling the Swedish Sida [Swedish International Development Agency] and Nordic [Development] Fund will withdraw, which will create a larger funding gap," said Sultan H.