Trípoli - significado y definición. Qué es Trípoli
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es Trípoli - definición

CAPITAL DA LÍBIA
Tripoli; Tarabulus; Tarabulus (municipalidade); Oea (Tripolitânia); Ṭarābulus

Trípoli         
m.
Terra silicosa, pulverulenta, que se emprega para polir objectos de metal, e que resulta da accumulação das carapaças de algas fósseis, microscópicas.
(De "Trípoli", n. p.)
trípoli         
sm (top Trípoli) V trípole.
Trípoli (Líbano)         
CIDADE NO NORTE DO LÍBANO
Maalata; Mahalata; Maiza; Mayza; Mahlata; Malata; Derbly; Derbli; Athar; Atar (Fenícia)
Trípoli (, ) é a maior cidade do norte do país e a segunda maior do Líbano, situada a 85 kilometros da capital, Beirute. Atualmente é a capital do distrito de Trípoli e também do Líbano Setentrional.

Wikipedia

Trípoli

Trípoli (em árabe: طرابلس; romaniz.: Ṭarābulus ou طرابلس الغرب, Ṭarā-bu-lus al-Gharb, Trípoli do Ocidente, para a diferenciar da sua homónima libanesa; em árabe líbio: Ṭrābləs; em berbere: Ṭrables; antigamente: Oea) é a capital, maior e mais populosa cidade da Líbia, sendo a sede do governo central e administração. Etimologicamente, o nome Trípoli vem do grego antigo Τρίπολις (Trípolis) que significa "três cidades".

Tem uma população de de 1.1 milhão de habitantes.Está situada a noroeste da Líbia, na costa mediterrânica. Foi fundada no século VII a.C. pelos fenícios, que a chamaram de Oea. Mais tarde, com a chegada dos romanos, a cidade adquiriu o estatuto de cidade romana mais importante da África. Pela cidade, foram passando cronológica e historicamente vândalos, bizantinos, árabes, espanhóis, turcos, berberes e italianos. Os italianos permaneceram em Trípoli de 1911 até 1951, quando finalmente a Líbia conquistou sua independência.

A cidade é o principal porto marítimo, centro comercial e fabril do país. Nela se encontra a preciosa Universidade de Al-Fateh. Devido à sua longa história, há uma multidão de enclaves arqueológicos muito notáveis em Trípoli. É uma das cidades mais modernas, ricas e com um maior nível de vida da África.